Coração: Maça é superalimento aliado para saúde cardiovascular
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes em todo o mundo, matando mais que o câncer e as doenças pulmonares.
A saúde do coração é algo muito importante. Afinal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes em todo o mundo, matando mais que o câncer e as doenças pulmonares.
A Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA), uma das mais influentes dos EUA, atualizou seu guia alimentar com indicações para "melhorar a saúde cardiovascular". A associação sugere diversos pontos, como a incorporação a longo prazo de hábitos saudáveis em vez de mudanças drásticas na alimentação, equilibrar a ingestão ao gasto energético para um peso saudável, comer grãos integrais em vez de refinados e reduzir a ingestão dos açucarados e sal.
A instituição destaca ainda o desafio de manter uma alimentação saudável diante da proliferação de redes fast food, delivery e venda de produtos pré-prontos, especialmente após a pandemia.
Recentemente, um grupo de pesquisadores internacionais realizaram uma extensa pesquisa sobre o poder da maçã, financiada pela Academia de Nutrição e Dietética dos EUA. Após vários experimentos, descoberta foi de que comer uma fruta todos os dias pode ajudar a saúde cardíaca, pois a substância flavan-3-ols (flavanóis) que ela possui faz muito bem para o coração. Outra descoberta, baseada em 150 estudos, concluiu que o composto químico, também encontrado no vinho tinto e no chocolate amargo, pode melhorar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.