Hommes

Criptomoedas são uma mentira e uma enganação?

Movimento anticripto cresce e ganhará evento. 

Criptomoedas
Criptomoedas

Criptomoedas têm sido alvo do interesse não apenas de investidores e interessados por tecnologia, como também de celebridades e influenciadores. No entanto, nem todos acreditam  nesse tipo de investimento. Recentemente, ganhou força o “ceticismo cripto”, movimento encabeçado por um grupo de ativistas composto por especialistas em políticas e tecnólogos.

O movimento terá sua primeira conferência global, o Crypto Policy Symposium (Simpósio de Regras para Criptomoedas), em 5 e 6 de setembro, com cerca de 800 participantes de vários países. Entre os palestrantes estão o deputado Brad Sherman, o ex-procurador do governo dos EUA e professor de Direito John Reed e o ator Ben McKenzie, um dos maiores opositores da tecnologia. O astro, que protagonizou as séries "The O.C." e "Gotham", escreveu um livro sobre a fraude da criptografia.

Os ativistas também divulgam vídeos e podcasts nos quais revelam os motivos para desconfiar do mercado das criptomoedas. A exemplo disso, o podcast Crypto Critics' Corner, com 89 episódios na atualidade, cuja pontuação média é de 4.9 estrelas, traz as moedas digitais e finanças como tema, destacando fraudes, hacks de câmbio, golpes de saída e outros atos ilícitos.

Criptomoedas
Foto: Pexels
Criptomoedas
Foto: Pexels

Além disso, cientistas da computação, engenheiros de software e tecnólogos redigiram, em junho deste ano, uma carta endereçada ao Congresso dos Estados Unidos, solicitando uma postura mais crítica sobre os ativos criptográficos, defendidos pela indústria como uma tecnologia inovadora.

"Pedimos que você resista à pressão dos financiadores, lobistas e impulsionadores do setor de ativos digitais para criar um refúgio regulatório seguro para esses instrumentos financeiros digitais arriscados, falhos e não comprovados", diz o documento.

O ativismo anticripto ganha força também com o início da regulação dos tokens digitais. Representantes da União Europeia já estabeleceram algumas regras novas e é provável que legisladores estadunidenses sigam pelo mesmo caminho em 2023.

O movimento ainda terá de enfrentar a resistência dos defensores das moedas digitais. Sobre o futuro delas no mercado, as opiniões do grupo anticripto se dividem entre a crença de que o mercado entrará em colapso e a de que sofrerá uma significativa redução.

Criptomoedas
Foto: Pexels
Criptomoedas
Foto: Pexels
gold bronze
Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados