Fertilidade masculina: vitamina B12 pode ser uma aliada do homem
Novo estudo revela que aumentar os níveis de vitamina B12 pode reduzir a deficiência de testosterona em homens que buscam a fertilidade, oferecendo esperança de melhor saúde reprodutiva por meio de mudanças simples na dieta
Você sabia que adotar uma dieta mais saudável pode ser uma grande aliada na busca pela melhora da fertilidade feminina e masculina? Para alcançar este feito, é importante se atentar não apenas aos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), os micronutrientes, como vitaminas e minerais em sua alimentação!
Um estudo recente publicado no The Journal of Nutrition mostrou associações entre os níveis séricos de vitamina B12 e os hormônios reprodutivos masculinos. “A vitamina B12 recebeu atenção por seu impacto na função reprodutiva em homens, com estudos sugerindo-a como uma terapia adjuvante para infertilidade. Também há trabalhos que destacam associações positivas entre a vitamina B12 e a motilidade espermática melhorada, contagem de espermatozoides e integridade do DNA. Hoje sabemos que há uma epidemia global de redução da qualidade e quantidade de espermatozoides”, explica o Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e diretor clínico da Neo Vita.
A infertilidade é a incapacidade de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas consistentes. A infertilidade do fator masculino é responsável por cerca de 30% dos casos e em 20% dos casos a causa da infertilidade provém de fatores masculinos associados a femininos. “O declínio da fertilidade masculina, caracterizado por hipogonadismo, condição em que os testículos não conseguem produzir testosterona ou espermatozoides em quantidade suficiente, e diminuição da qualidade do esperma, tornou-se uma preocupação séria. Estudos identificaram reduções significativas nos níveis de testosterona em homens nas últimas décadas, independentemente da idade”, diz o médico. O trabalho recente mostra que a vitamina B12 aumenta os níveis de testosterona em homens.
Polimorfismos genéticos, disfunção endócrina e deficiências físicas têm sido tradicionalmente consideradas as principais causas da infertilidade masculina, segundo o médico. No entanto, estudos recentes destacaram o papel de fatores de estilo de vida, incluindo tabagismo, nutrição, toxinas ambientais e interrupções do sono. “Dietas com mais vegetais e frutas e menos gordura, carne vermelha, alimentos processados e açúcares refinados podem impactar positivamente os parâmetros do esperma”, diz o Dr. Fernando.
No estudo, os pesquisadores examinaram a relação entre os níveis séricos de vitamina B12 e os hormônios reprodutivos em 303 homens diagnosticados com infertilidade. Os seguintes hormônios foram avaliados: testosterona total (TT), hormônio folicular estimulante (FSH), prolactina, hormônio luteinizante (LH) e estradiol. “As descobertas revelam uma associação positiva e linear entre os níveis séricos de vitamina B12 e testosterona total. Indivíduos com níveis mais altos e médios de vitamina B12 tiveram chances significativamente reduzidas de deficiência de testosterona em relação àqueles com níveis mais baixos. Isso sugere que mesmo aumentos moderados nos níveis de vitamina B12 podem reduzir a probabilidade de deficiência de testosterona em homens com infertilidade. Não houve evidências de associações com outros hormônios”, diz o Dr. Fernando.
O médico explica que as limitações do estudo incluem a natureza transversal, que impede o estabelecimento de causalidade, autorrelato de dados antropométricos e demográficos, o que pode levar a viés, e confusão não identificada. “Portanto, mais estudos são indicados, mas de qualquer maneira, ajustar os níveis vitamina B12 traz vantagens fisiológicas para os homens. Alguns alimentos ricos em vitamina B12 incluem leite, iogurte, bebidas vegetais enriquecidas, fígado, atum cozido, salmão, cereais fortificados e ovo cozido”, finaliza o Dr. Fernando Prado.