Hommes

Hugo Albuquerque fala sobre importantes projetos e o futuro do Brasil

O empresário Hugo Albuquerque aproveita o momento para falar sobre a energia limpa, a execução de importantes projetos e o futuro do Brasil

person sitting shoe adult male man portrait sphere formal wear suit
Hugo usa blazer, calça e camisa HUGO BOSS e tênis DOLCE & GABBANA - Foto: Romulo Fialdini.

O empresário Hugo Albuquerque é um entusiasta da ecorresponsabilidade e aproveita o momento para falar sobre a energia limpa, a execução de importantes projetos e o futuro do Brasil. Confira!

“O sítio no interior paulista é o local onde o engenheiro Hugo Albuquerque, um dos maiores nomes da energia sustentável do País, recarrega as suas próprias baterias. Há mais de 12 anos no mercado de energia solar, o executivo abriu novas fronteiras para o tema, liderou empresas do naipe da Siemens, Kyocera e Canadian Solar, e foi líder de mercado por onde passou, com mais de 2 gigawatts de usinas instaladas. 

Apaixonado pelas fontes renováveis e não poluentes, o pernambucano, de 46 anos, avisa que conta com a sua própria “usina solar” e, aos finais de semana, longe da rotina agitada da capital paulista, faz questão de viver uma vida bem próxima da natureza, da família e dos sete cachorros. “O meu prazer é estar ao lado dos meus filhos e da minha esposa. Nada mais certo que você ter um propósito e lutar por ele”, diz.

formal wear suit blazer coat jacket adult male man person head
Hugo veste look total HIGHSTILL, relógio MONTBLANC e sapatos CNS - Foto: Romulo Fialdini.

Albuquerque é graduado em Engenharia Elétrica, pela Universidade de Pernambuco, e começou a trabalhar ainda jovem com telecomunicações na Philips. Já em 2002, foi para a Siemens Mobile. “Essa é uma história muito curiosa, porque fui contratado como engenheiro de campo e em três semanas virei gerente regional. Depois assumi a coordenação do projeto, a chefia do Brasil e da região Mercosul. Com 26 anos, eu era o dirigente mais novo do mundo dentro da Siemens”, relembra.

A coragem para lidar com as adversidades é uma das características mais marcantes do executivo. Albuquerque perdeu o pai com apenas quatro anos de idade. A sua mãe biológica, que até então não morava com ele, literalmente, o raptou, e junto com o padrasto, mudaram-se para o Rio de Janeiro. Lá, ele residiu por dez anos em diversas comunidades e trabalhou desde muito cedo como camelô. Muitas vezes sem ter o que comer, aprendeu a batalhar pelas coisas que queria conquistar. “Resiliência é a palavra da minha vida. Não tenho tempo para me lamentar. Passei por momentos difíceis, mas que me tornaram a pessoa que sou hoje. O meu tio sempre dizia ‘que não importava o ninho, se o ovo fosse de águia’”, enfatiza. 

head person face happy smile dimples adult male man wristwatch
Hugo usa t-shirt HIGHSTILL e relógio MONTBLANC - Foto: Romulo Fialdini.

PLANETA A SALVO

“Nunca tive medo de recomeçar”, afirma Albuquerque. A admiração pelos benefícios da energia sustentável surgiu depois que ele resolveu estudar para ser diplomata. “Os meus olhos se abriram para o que faço hoje. Fui estudar sobre comércio internacional e história, e isso me fez enxergar a energia de outra forma. Comecei a ver o mundo com viés holístico, e entendi que queria trabalhar com energia renovável.”

Novamente ele “restartou” a carreira. Em 2010, dessa vez em um pequeno distribuidor de equipamento solar. “Percebi a energia renovável quando ainda nem se falava sobre isso no País. Tenho orgulho de ser um dos pioneiros na área.”

“INVESTIR em ENERGIA SOCIAL, NÃO é APENAS VISLUMBRAR os GANHOS FINANCEIROS das INSTITUIÇÕES, MAS é TER MOTIVOS PARA se ORGULHAR do IMPACTO POSITIVO QUE CAUSAMOS no COTIDIANO das PESSOAS. INVESTIR em ENERGIA LIMPA é UMA QUESTÃO de SOBREVIVÊNCIA do MUNDO em QUE HABITAMOS e a GARANTIA do FUTURO das PRÓXIMAS GERAÇÕES”

Há seis meses como chief communications officer da Orion-E, ele festeja a criação de um projeto baseado nos seis objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. “O ‘3 Marias’ é a primeira iniciativa de geração distribuída, que une requisitos sociais e ambientais. Investir em energia social, não é apenas vislumbrar os ganhos financeiros das instituições, mas é ter motivos para se orgulhar do impacto positivo que causamos no cotidiano das pessoas. Investir em energia limpa é uma questão de sobrevivência do mundo em que habitamos e a garantia do futuro das próximas gerações”, endossa.

Segundo o executivo, grande parte das emissões de CO 2 por aqui está relacionada ao desmatamento e à fermentação entérica, em virtude do elevado número de rebanhos espalhados em solo nacional. “O Brasil já tem uma matriz limpa, mas tem muito a ser feito. Se queremos evoluir, é obrigatório que seja através da energia limpa.”

“RESILIÊNCIA é a PALAVRA da MINHA VIDA. NÃO TENHO TEMPO PARA me LAMENTAR. PASSEI por MOMENTOS DIFÍCEIS, MAS que me TORNARAM a PESSOA que SOU HOJE. O MEU TIO SEMPRE DIZIA ‘que NÃO IMPORTAVA o NINHO, se o OVO FOSSE de ÁGUIA’”

Sobre as empresas que assumiram o compromisso de zerar as suas emissões de gás carbônico entre 2030 e 2050, ele reforça que o movimento não vai acabar. “O pacto global da ONU é abrangente. As empresas estão posicionando-se com engajamento e se tornaram responsáveis ambientalmente. A geração millennium mudou todo esse cenário mundial e impôs a necessidade de aderirmos a um impacto positivo.”

Albuquerque acredita que o futuro do Brasil é promissor. “Temos muito potencial solar e eólico, e penso que em breve poderemos figurar como um dos maiores exportadores de hidrogênio verde e amônia do globo, podendo ser reconhecidos como o principal produtor e vendedor de grãos e de carnes do mundo, assim como seremos vistos como referências entre os exportadores sustentáveis comprometidos em mitigar e compensar as emissões de CO 2 . Para isso, precisamos de mais pessoas que não usem o passado como desculpa e que queiram fazer diferente.” @HPRALBUQUERQUE

person sitting shoe blazer coat sneaker adult male man suit
Hugo usa look total LOUIS VUITTON - Foto: Romulo Fialdini.

Fotografia: ROMULO FIALDINI.

Edição de moda: FELIPPE SCHIAVELLI.

Beleza: PAULA SABBATINI.

Texto: MARIELA ALMEIDA.

Produção executiva: ALESSANDRA DELLA ROCCA.

Tratamento de imagem: CARLA FIALDINI.

Tags

Posts recomendados