Longevidade: Ciência lista hábitos para viver mais
A ciência listou o que é preciso para ter uma vida com saúde e longevidade.
Buscar longevidade requer a adoção de hábitos e práticas que favoreçam o bem-estar. Embora os genes contribuam com apenas 25% dessa busca, as escolhas individuais desempenham um papel significativo para uma vida mais saudável e longeva.
Hassan Vally, professor e epidemiologista da Deakin University, na Austrália, compilou cinco hábitos cientificamente comprovados que não apenas diferenciam, mas também influenciam positivamente a trajetória em direção a uma idade avançada com qualidade de vida.
- CONTROLE DE PESO:
Mantenha controle sobre seu peso, pois a obesidade desencadeia efeitos físicos que podem resultar em doenças como condições cardíacas, AVC, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.
- NÃO FUME:
Evite o tabagismo, seja através do cigarro tradicional ou vape, pois esta prática prejudica a saúde, aumentando o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e diabetes.
- DIETA RICA EM VEGETAIS:
Escolha uma dieta centrada em vegetais, sem a necessidade de abandonar completamente a carne. Estudos destacam que uma alimentação rica em vegetais é crucial para uma vida mais longa e saudável.
- CONEXÕES SOCIAIS
Dê destaque às relações sociais. "Ao abordarmos a busca por uma vida mais longa e satisfatória, frequentemente concentramos nossa atenção apenas nas ações físicas. No entanto, uma das descobertas fundamentais desta última década é a valorização da saúde espiritual e psicológica", destaca o epidemiologista.
- ATIVIDADE FÍSICA REGULAR:
Incorpore exercícios regularmente, pois além de proteger contra doenças crônicas, reduzem o estresse e aprimoram a saúde mental, proporcionando benefícios como a diminuição da pressão sanguínea e da inflamação, favorecendo a função cardíaca.