Hommes

Música jovem: Gabriel Terassi estreia single

“Como se Fosse a Última Vez”,  single de Gabriel Terassi mostra as notas marcantes do pop rock nacional

person human musician musical instrument leisure activities guitar guitarist performer

Arnaldo Antunes contava 13 anos quando se interessou pelas artes e escreveu os primeiros poemas. Também na escola, um jovem chamado James Brown cantava o hino nacional antes das aulas começarem a pedido dos funcionários. A pouca idade de Tim Maia não o impediu de fazer uma das coisas que mais gostava, e ao batucar toda lata que surgia à sua frente, revelava um tanto da sonoridade que o tornaria famoso. Ao estrear no Tijucanos do Ritmo, grupo formado para animar as quermesses da igreja de São Sebastião, o carioca já era visto como um músico promissor. As latas foram igualmente utilizadas pela pequena Elza Soares, a “Voz do Milênio”, que sussurrava palavras em seu interior e ouvia de volta cada um dos timbres amplificados enquanto descia o morro para buscar água para a sua mãe, dona Rosária. 

clothing apparel person human shorts sleeve plant
Tim Maia - Foto: Reprodução @timmaia.oficial
clothing apparel person human chair furniture
Elza Soares - Foto: Reprodução @elzasoaresoficial

Seguindo por essa linha precoce, tal como Gilberto Gil, Caetano Veloso e outro tropicalista, o múltiplo Tom Zé, estudioso das harmonias tocadas na rádio de sua cidade natal, Irará, o paulistano Gabriel Terassi dedica-se ao assunto desde os quatro anos. Filho do musicoterapeuta Paulo Terassi, ele reuniu notas importantes ao longo de sua formação. “As orientações do meu pai fizeram-me o músico que sou, ‘chato’ com afinação e atento à interpretação e ao sentimento. Além disso, esses fundamentos ajudaram-me muito na vida escolar, visto que aprendi a ler cedo, por meio da música”, diz. Ao lado do violão, Gabriel alimenta o repertório com ecletismo. “Acompanho quase tudo, mas gosto mesmo é do rock, da MPB, do samba e do pop. Ultimamente tenho ouvido bastante o Zé Ramalho, creio que por influência do meu pai.” 

Num universo habitado por bandas de garagem, conjuntos formados em estúdio, duplas que se lançam nas plataformas digitais e artistas destacados pelas câmeras dos realities, os palcos ainda guardam a energia do grande público – uma vantagem, interessante lembrar. Veterano no Festival Interno do Colégio Objetivo (FICO), onde encerrou o ensino médio (em 2021), Gabriel mostrou maturidade no cover feito de “Don’t Look Back in Anger”, do Oasis. No vídeo publicado em sua página do YouTube, em que trouxe o sucesso de Lewis Capaldi, “Someone You Loved”, é possível apreciar a força do romantismo moderno no seu vozeirão desvendado em poucos minutos. Em cada momento desse início de carreira, destaca, a opinião da mãe também é ponto obrigatório. “Ela é quem dá o feedback sobre as minhas apresentações.”

guitar leisure activities musical instrument person human guitarist musician performer
Gabriel Terassi - Foto: Romulo Fialdini

Fã de Green Day, Capital Inicial, Oswaldo Montenegro, Zeca Pagodinho e Charlie Brown Jr., o jovem músico investe agora no seu primeiro single autoral. “É uma realização, sempre quis deixar a minha marca no mundo e nada melhor do que a música, né?” Gabriel comenta que tem outras composições prontas e que a experiência prévia o ajudou neste trabalho. “A letra veio de uma forma orgânica e espontânea, baseada em minhas vivências. Chega até a ser engraçado, pois fiquei tentando redigir alguma coisa no computador por um tempo e não consegui nada. Depois de um dia de pausa, ela ficou pronta em praticamente meia hora. Apenas a ponte foi adicionada depois. Na melodia, por sua vez, aumentei o andamento e o que era para ser uma balada terminou como um pop rock.” 

O o single “Como Se Fosse a Última Vez” esta disponível nos canais digitais do artista. 

Instagram: @gterassi

Facebook: @gterassioficial 

YouTube: Gabriel Terassi

Agradecimentos: Live Hit Produções e João Corte

guitar leisure activities musical instrument person human guitarist musician performer
Gabriel Terassi - Foto: Romulo Fialdini

Tags

Posts recomendados