Príncipe Philip sai da aposentadoria e faz comunicado histórico aos 98 anos
O príncipe Philip agradeceu publicamente aos funcionários que estão ajudando a garantir que a infraestrutura da vida no Reino Unido continue durante a pandemia. Aos 98 anos, Philip disse que quer reconhecer o trabalho médico e científico "vital e urgente" que está ocorrendo para combater o vírus mortal. O Duque e a esposa, a Rainha Elizabeth II, seguem isolados em quarentena no Palácio de Windsor.
A mensagem calorosa do Duque acontece no mesmo momento em que o príncipe Harry e Meghan Marklem comunicaram que não haverá, da parte deles, mais nenhuma colaboração com alguns dos títulos mais populares do Inglaterra. Philip se aposentou das funções públicas em 2017 e fez raríssimos comunicados desde então, mas se expões nesse momento tão vital e emergencial do país.
Philip e a esposa estão com uma equipe reduzida de funcionários, são apoiadores do isolamento e seguem acompanhados diariamente por médicos da família real. A Rainha, que completaria 94 anos em breve, cancelou todos as festividades e homenagens do seu aniversário, até mesmo a tradicional salva de tiros. O casal é afiliado em mais de 750 organizações e entre elas estão fundações de pesquisa científica, tecnológica, saúde e infraestrutura, todas envolvidas diretamente de alguma forma no momento.
Leia o comunicado na íntegra:
''Ao nos aproximarmos da Semana Mundial de Imunização, eu queria reconhecer o trabalho vital e urgente que muitos estão fazendo para combater a pandemia; por aqueles nas profissões médicas e científicas, em universidades e instituições de pesquisa, todos unidos em trabalhar para nos proteger da Covid-19.
Em nome daqueles que permanecem seguros e em casa, também gostaria de agradecer a todos os principais funcionários que garantem que a infraestrutura de nossa vida continue; os funcionários e voluntários que trabalham na produção e distribuição de alimentos, os que mantêm os serviços postais e de entrega e os que asseguram que o lixo continua sendo coletado.''