Vacina: em quanto tempo o seu sistema imunológico fica protegido?
Vacinação é apenas a primeira etapa da batalha pelo fim da pandemia
Parte do público prioritário já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No entanto, a vacinação não é sinônimo de proteção imediata. Especialistas alertam que o sistema imunológico leva cerca de duas semanas, após a aplicação da segunda dose, para barrar a entrada do vírus nas células. O tempo para a resposta imunológica também pode variar conforme a faixa etária e outras condições individuais.
O intervalo de tempo estimado é o mesmo usado nos testes clínicos da vacina de Oxford e da Coronavac para medir a imunidade dos vacinados, conforme aponta Renato Kfouri, presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Por esse motivo, uma pessoa vacinada pode se infectar antes desse tempo ser cumprido. Isso não determina o insucesso da vacina, mas sim que não houve tempo suficiente para o sistema imunológico garantir a resposta imune.
Foi esse o caso de um secretário municipal de Manaus, diagnosticado com a Covid-19, poucos dias após a vacinação. Cabe, portanto, manter todos os cuidados, como o uso de máscara e a aplicação do álcool em gel, para prevenir a disseminação do vírus mesmo após a vacinação.