Hommes

Sérgio Mendes: ícone da música brasileira morre aos 83 anos

Uma perda irreparável para a música brasileira: Sérgio Mendes falece aos 83 anos, nos Estados Unidos.

person sitting adult male man blazer jacket hat microphone shoe
Foto: Getty Images

O mundo da música está de luto! Aos 83 anos, faleceu na quinta-feira (5) Sérgio Mendes, um dos maiores nomes da bossa nova e do jazz brasileiro. Mendes, cuja carreira se estendeu por mais de seis décadas, deixa um legado duradouro que molda a cena musical global, destacando o talento brasileiro em uma escala internacional.

 

Nascido em 11 de fevereiro de 1941, em Niterói, no Rio de Janeiro, sua jornada musical começou ainda jovem, ao lado de nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, influenciado pela tradição da bossa nova e pelos ritmos do samba. Ele se destacou inicialmente com o grupo Bossa Rio e, mais tarde, com Brasil ’66.

Com arranjos sofisticados e uma mistura inovadora de bossa nova, samba e jazz, o segundo grupo conquistou o público internacional e solidificou a presença de Mendes no cenário musical mundial. O álbum homônimo incluiu sucessos como "Mas, Que Nada!", composta por Jorge Ben Jor e que, um tempo depois, se tornaria um hino internacional e um dos maiores clássicos da bossa nova - regravada em 2006 pelo grupo Black Eyed Peas (álbum Timeless), subindo, novamente, para as paradas de sucesso.

 

Além de grandes hits e 35 ábuns, a carreira de Sérgio Mendes foi marcada por diversas colaborações notáveis e inesquecíveis. Nos anos 70, ele trabalhou com artistas como Stevie Wonder e Herb Alpert, ampliando ainda mais seu impacto musical. Seus trabalhos com Alpert resultaram em vários álbuns de sucesso, incluindo "Rise" e "Sérgio Mendes’ Greatest Hits". 

Mendes também se destacou por suas performances em grandes eventos, incluindo a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Assim como foi premiado por diversas vezes, incluindo o Grammy e Grammy Latino, e indicado ao Oscar como melhor canção original, em 2012, pela música Real in Rio, do filme de animação Rio.

 

O impacto de Sérgio Mendes na música é profundo. Seus álbuns e performances ajudaram a popularizar a bossa nova fora do Brasil e a introduzir o ritmo e a cultura brasileira a uma nova geração de ouvintes. Sua influência pode ser vista em uma variedade de gêneros e estilos musicais, refletindo a sua habilidade única de transcender barreiras culturais e musicais.

 

O falecimento de Sérgio Mendes foi confirmado pela família através de um comunicado na conta oficial no Instagram (@sergiomendesmusic) e, sem dúvidas, representa uma grande perda para a música e cultura mundial. 

 

Tags

Posts recomendados