Debora Aguiar criou uma oásis como moradia para um jovem casal
Em plena capital paulista, a arquiteta Debora Aguiar criou uma espécie de oásis para servir de moradia para um jovem casal
O que uma casa precisa ter para ganhar o status de “lar”? Há quem diga que muito mais do que móveis caros e obras de arte, tem que existir personalidade – e, claro, que ela seja a dos anfitriões. Foi de olho nesta premissa que a arquiteta Debora Aguiar tramou os ambientes do primeiro apê de um jovem casal. “Eles pediram algo aconchegante e sofisticado, com áreas integradas. Então, a solução foi setorizar a planta de forma a unificar e flexibilizar o uso dos recintos, a exemplo do terraço com churrasqueira, que também faz as vezes de sala de almoço, podendo ser fechado e isolado do living sem perder a conexão visual com o restante da residência.”
A cobertura foi configurada com layouts funcionais e modernos, mas sem abrir mão do toque acolhedor e dos detalhes harmônicos. A estrutura pensada pela profissional acoplou o living à sala de jantar, que conta com pé-direito duplo e painéis de madeira que mimetizam as portas de circulação para o lavabo, a adega, a cozinha e o louceiro. “A ideia foi aproveitar ao máximo a iluminação natural a fim de manter os espaços convidativos para estimular a convivência familiar e aproveitar os momentos descontraídos entre amigos. Para resolver a questão da vista menos favorável criei biombos com treliça deslizantes, que permitem a utilização conforme a necessidade. Este local, que tem a churrasqueira camuflada, tornou-se muito agradável. Já para o home theater, abri a lateral com a outra varanda incorporada, e idealizei um canto de leitura com lareira”, diz Debora.
Toda a parte de luminotécnica, incluindo as luminárias com desenhos orgânicos, foi assinada pela Puntoluce, e realça as composições escolhidas para a decoração e o ar chique dos cômodos. Já a marcenaria surge com madeiras selecionadas em tons claros, complementada por peças de mobiliário com traços contemporâneos e racionais da Artefacto e da Casual. Elementos como o tapete da Phenicia e as poltronas de couro café da B&B reforçam a sensação de bem-estar, enquanto o piso e a mesa de centro configurada com níveis sobrepostos de mármore conferem mais naturalidade aos interiores. Para potencializar ainda mais o décor, os objetos escolhidos adicionaram autenticidade, garantindo uma composição harmônica e criativa aos entornos.
Com parte dedicada exclusivamente ao home office, o perfil intimista e a praticidade atendem às demandas do dia a dia. A paleta suave de cor, as estantes embutidas, os artigos naturais utilizados nos revestimentos e os móveis atemporais – com destaque para a mesa de trabalho com contornos levemente sinuosos – transformam a habitação em um verdadeiro refúgio urbano, onde o conforto e a elegância são protagonistas.
“APESAR DA POUCA IDADE, O CASAL TEM sintonia fina. A DUPLA É MUITO determinada, SABE O QUE QUER E GOSTA, E TEM OLHAR APURADO PARA os detalhes"