Julho sem plástico: as passarelas mostram que reciclar é preciso
Para julho, a ONG australiana Plastic Free Foundation resolveu lançar um desafio: ficar os 31 dias do mês sem consumir nenhum plástico - uma tarefa tanto difícil, quanto necessária! A ação, batizada de Plastic Free July (Julho Sem Plástico), ganhou força nas últimas semanas nas redes sociais.
Segundo o Fundo Mundial para a Naturza (WWF), o Brasil está em 4º na lista de maiores produtores e consumidores de plástico no mundo. Para se ter uma ideia de quão urgente a questão é, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China, países que possuem uma população muito maior que a nossa.
A moda está mais do que nunca engajada e comprometida em diminuir o seu impacto no meio ambiente. Grandes marcas e grupos de luxo já entenderam que não se trata apenas de uma tendência de mercado, e sim uma filosofia que deve ser incorporada nos valores da empresa - afinal, o setor têxtil é o segundo que mais polui!
Durante a última Semana de Moda de Alta-Costura, a mais luxuosa do globo, diversas maisons tradicionais mostraram que as mudanças podem impactar positivamente as coleções. Iris van Herpen fez uma parceria com a Parley for the Oceans para conseguir usar lixo reciclado encontrados nos Oceanos para seus looks perfeitamente construídos com tecnologia 3D.
Jean Paul Gaultier, que nessa temporada foi comandada por Chitoise Abe da Sacai, usou uma pilha de jaqutas vintage jeans para desenvolver um vestido completamente novo, da mesma forma que Daniel Roseberry fez para Schiaparelli! Já na Margiela, John Galliano mergulhou fundo nos arquivos da grife para buscar acessórios que serviriam para criar peças couture. E a dupla Viktor & Rolf uniu todo tipo de matéria-prima para uma apresentação impactante!
Aqui abaixo você descobre os highlights sustentáveis que marcaram a semana de moda:
Schiaparelli
Maison Margiela Artisanal
Jean Paul Gaultier
Iris van Herpen
Viktor & Rolf