Pop culture

Carrie Bradshaw: fachada do prédio da personagem será interditada

Escada icônica da protagonista de Sex and The City terá portão para proteger a propriedade privada de turistas

Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw

Nesta semana, uma notícia abalou os fãs de Sex and The City. Um dos cenários icônicos da série de sucesso é a entrada do apartamento de Carrie Bradshaw, escritora vivida pela atriz Sarah Jessica Parker há décadas. Barbara Lorber, proprietária do edifício localizado na 66 Perry Street, pediu à Comissão de Preservação de Marcos da cidade de Nova York (Landmarks Preservation Commission) que interditasse a entrada com um portão de ferro em suas escadas.

 

Há décadas, turistas do mundo todo visitam a famosa fachada do prédio pelas cenas gravadas em que Carrie saía e entrava com looks fabulosos, além dos diálogos que são lembrados até hoje.

Construída em 1866, a casa no West Village apareceu em Sex and The City como a entrada do apartamento de Carrie Bradshaw. Ao longo das seis temporadas da série de sucesso nos anos da década de 1990 e 2000, o local que se tornou uma referência para fãs que visitam Nova York.

 

Segundo o portal Hola Maganzine, Barbara Lorber comprou a propriedade em 1978 e, na época, não imaginaria o impacto que a série causaria em seu cotidiano. Com os distúrbios contínuos causados pelos fãs, ela foi forçada a tomar a decisão. Em sua proposta ao órgão público americano, ela explicou que, apesar de ter afixado uma placa e uma corrente indicando “propriedade privada”, os visitantes continuam a invadir o seu espaço.

De acordo com o portal CNN Brasil, a proprietária descreveu a perturbação diária que vive há anos. “A qualquer hora do dia ou da noite, há grupos de visitantes em frente à casa tirando fotos com flash, conversando alto, postando nas redes sociais, fazendo vídeos no TikToc [sic] ou apenas comemorando o momento”, escreveu Barbara Lorber ao órgão público americano.

 
 

“Aquela casa não deveria ter portão”, completou ela, “mas, infelizmente, precisa de mais proteção em nosso século, em nosso tempo. Eu esperaria por literalmente décadas que isso passasse, mas, neste ponto, eu acredito que, até mesmo alguém tão teimosa quanto eu, tem que admitir que isso não vai acabar no futuro próximo”, disse ela com sinceridade sobre a situação. Barbara também acrescentou que que, por vezes, há pessoas que fazem ações inadequadas, como tentar abrir a porta ou grafitar os degraus da escada.

 

Ainda de acordo com o portal espanhol, Lorber se lembrou dos primeiros dias de filmagem da série em que um jovem produtor lhe pediu permissão para usar a escada e a fachada para as cenas do seriado e ela concordou. Na época, nem ela nem ninguém imaginava que Sex and The City seria um fenômeno da televisão americana e que sua casa se tornaria um ponto turístico. Hoje, depois de mais de duas décadas do início do seriado – e com turistas posando para fotos diariamente -, Lorber sente que é necessário acabar com a situação para proteger a privacidade de seus inquilinos.

 

De acordo com o site Secret NYC, o arquiteto Isidoro Cruz foi quem apresentou os projetos para o portão que será colocado na base de pedra histórica na fachada do imóvel. Segundo o profissional, o novo elemento combinará com as grades e com a cerca de ferro que já existem no local. As autoridades votaram unanimemente pela aprovação do pedido, embora ainda planejem criar um projeto mais simples. Assim, o portão irá obedecer ao estilo histórico do edifício, de forma a não alterar o aspecto original da casa que faz parte do bairro histórico de Greenwich Village.

 

Mesmo com a medida adotada, espera-se que o edifício continue a ser um destino turístico para os fãs da série que poderão tirar fotos da rua, mas sem invadir o espaço privado. Lorber, porém, foi clara em seu pedido: “Tire todas as fotos que quiser da rua, mas, por favor, não entre em nosso espaço ou em nossas janelas”.

 

Baseada no livro de Candace Bushnell, Sex and The City é uma série da HBO que foi transmitida entre 1998 e 2004. O seriado acompanha os episódios dos relacionamentos amorosos e a amizade de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) e Samantha Jones (Kim Cattrall).

Entre diálogos, looks e cenas inesquecíveis, Nova York é o cenário da vida das quatro mulheres solteiras. O sucesso da produção foi meteórico. Após o final da série, foram produzidos dois filmes em 2008 e 2010. Em 2021, o enredo original ganhou um spin-off com as estrelas originais intitulado And Just Like That que conta com duas temporadas e a terceira está prevista para estrear em 2025.

 

Tags

Posts recomendados