Kate Middleton faz declaração rara sobre câncer
Princesa de Gales participou com a família no Royal Carols: Together at Christmas, tradicional concerto de Natal da realeza britânica
Na última sexta-feira (06.12), Kate Middleton fez um comentário raro sobre a sua jornada no tratamento contra o câncer abdominal cujo diagnóstico foi revelado em março deste ano. A declaração foi feita à artista Paloma Faith durante a gravação do tradicional concerto anual de canções de Natal na Abadia de Westminster.
"Eu não sabia que este ano seria o ano que eu tive", disse a Princesa de Gales à entrevistadora em vídeo publicado no X (ex-Twitter) pelo Channel 5 News do Reino Unido. "O não planejado", completou Faith fazendo referência ao câncer que Kate Middleton enfrentou neste ano. "O não planejado, exatamente”, ela concordou. "Mas acredito que muitas pessoas, neste ano, tiveram momentos desafiadores", concluiu a princesa durante a entrevista.
Intitulado Royal Carols: Together at Christmas, a noite tradicional da realeza britânica foi filmada e irá ao ar na véspera de Natal. Segundo comunicado oficial do Palácio de Kensington, a noite "oferece um momento para refletir sobre a importância do amor e da empatia, e do quanto precisamos uns dos outros, especialmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas".
O comunicado real ainda destacou os propósitos da cerimônia que celebra o Natal. "O serviço destacará indivíduos de todo o Reino Unido que demonstraram amor, gentileza e empatia por outras pessoas em suas comunidades, seja em um nível pessoal com amigos e familiares, por meio de seu trabalho ou ao doarem seu tempo de forma altruísta por meio do voluntariado".
Tradição Natalina
Para a noite especial, Kate Middleton estava acompanhada de Príncipe William, seu marido, e seus filhos George, Charlotte e Louis. A reunião encerra um período de seis meses em que a família não esteve reunida em uma aparição pública. Kate disse ao público que a Abadia de Westminster tem um valor emocional significativo para ela, pois o local foi palco de momentos importantes, como o seu casamento, em 2011, e o funeral da rainha Elizabeth II, em 2022.
Para os convidados, Middleton também destacou que o tema deste ano - amor e empatia - foi inspirado na necessidade de apoio durante momentos desafiadores. Ela disse que a noite buscou reconhecer pessoas que demonstraram solidariedade em suas comunidades, famílias e no trabalho. Apoiada pela Royal Foundation, instituição de caridade fundada por ela e pelo marido, Kate Middleton está determinada a "celebrar as pessoas que apoiam os necessitados — indivíduos que inspiraram, aconselharam, confortaram e, sobretudo, mostraram que o amor é o maior presente que podemos receber".
Durante a noite, os filhos George, Charlotte e Louis participaram de atividades temáticas, como a Árvore da Bondade. No momento, alguns foram convidados a escrever os nomes das pessoas que os ajudaram durante o ano. "Obrigada, vovó e vovô, por brincarem comigo", escreveu Charlotte, 9, agradecendo o carinho da família.
Antes da cerimônia, Kate compartilhou que havia mantido segredo sobre a apresentação de bailarinos do Royal Ballet para fazer uma surpresa à pequena Charlotte. Ela revelou que pediu a Louis, 6, que guardasse o segredo. "Ele conseguiu por quase duas semanas, mas, hoje de manhã, estava desesperado para contar", disse a princesa de Gales.
George, Charlotte e Louis também escreveram mensagens de otimismo em outra atividade. O objetivo era realçar a importância de pequenos atos de bondade e de como podem inspirar mudanças positivas no mundo.
Esta edição do concerto especial de Natal marcou a primeira saída de Kate Middleton desde que retornou aos compromissos reais. Aos poucos, a agenda da princesa retorna ao ritmo habitual.
Kate Middleton teve que se afastar de suas responsabilidades após o anúncio do câncer em março deste ano. Depois de nove meses de quimioterapia, em setembro, ela revelou que havia concluído seu tratamento contra a doença.