Pop culture

Luisa Arraes fala sobre vida e carreira em entrevista exclusiva

Confira esse bate papo descontraído com a atriz Luisa Arraes, que fala sobre machismo, desigualdades sociais e, claro, do seu momento na tv e no cinema

Luisa Arraes
Fotos: Bruna Castanheira

Luisa Cavendish Arraes, ou apenas Luisa Arraes como é mais conhecida, a atriz de 29 anos e carioca é filha do cineasta Guel Arraes e da atriz Virginia Cavendish ambos recifenses, vive um momento intenso e muito especial na carreira. 

É a protagonista da segunda temporada de “Cine Holliudy”, série de sucesso da TV Globo. Ela entrou para o elenco como Francisca, filha que Olegário (Matheus Nachtergaele) teve com a prostituta Madalena (Luiza Tomé). 

Luisa também está no elenco do filme “Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, que estreou em outubro no Festival de Cinema do Rio. O filme fala sobre amor livre e tem uma temática política. 

Ela está nos cinemas com o filme Duetto de Vicente Amorim Rita Buzzar, com elenco brasileiro e italiano. Também aguarda o lançamento de “O Grande Sertão: Veredas”, filme de Guel Arraes, que está previsto para estrear no primeiro semestre de 2023!

finger person hand woman adult female portrait face photography accessories
glove woman adult female person portrait photography finger necklace dress
colar RINKAWESKY, luvas e top SPLASH, calça paetés VICTOR HUGO MATTOS

Você está no cinema em Duetto, com elenco de peso brasieliro e italiano. Essa foi sua primeira experiência internacional? Qual foi o maior desafio?

Sim, foi meu primeiro filme internacional e uma experiência muito interessante. Falo uma língua que eu não falava que era o italiano, e é muito divertido você atuar em outra língua. Não era só isso, você também se aproxima de uma cultura, de uma experiência e uma vivência, e isso tudo vai incorporando e trazendo novos temperos para o seu personagem. Eu adoro esse trabalho, eu gosto do trabalho de sotaque e do trabalho de outras línguas. No filme o elenco era italiano e brasileiro, mas ao mesmo tempo eu me senti muito em casa, porque tinha grandes atores brasileiros ao meu lado, a Marieta, o Gabriel, o Rodrigo e esses ídolos do outro país.

Eu não conhecia a Itália, um desses prazeres que o trabalho pode proporcional, foi incrível e deixou um gostinho de quero mais. Esse foi o maior desafio, de se aproximar de uma cultura que não era a sua, e a minha personagem era a primeira vez que estava indo, uma menina jovem que estava vendo tudo pela primeira vez, um mundo novo.

Você está voltando para a TV em Cine Holliúdy, sucesso da Rede Globo. Nos conte um pouco sobre sua personagem e o que mais te conquistou nela?

Depois dessa pandemia, estamos de volta agora com Cine Holliúdy, uma personagem inesquecível para mim, onde fui muito bem recebida pela trupe de Cine Holliúdy. Atores brilhantes e foi um privilégio estar nessa série que eu já amava e principalmente com essa personagem que virou meu xodó, a Francisca. Ela virou um marco na minha vida sem dúvida, esse jeito bandoleiro dela, de chegar com a sua opinião, de conquistar e fazer um par diferente que não é o clássico...ela é totalmente arretada, nordestina, eu sou de uma família de 100 % nordestina.

woman adult female person finger hand body part face head
woman adult female person finger photography portrait blouse fashion dress
Luisa Arraes
Maxi blazer bordado VICTOR HUGO MATTOS, hotpants paetés ISRAEL VALENTIM e meia calça CALZEDONIA

Já em Transe, que fala sobre amor livre e questões políticas. Tiveram as filmagens poucos dias antes das eleições de 2018 e agora saiu dias antes das eleições de 2022. Apenas coincidência?

Em Transe foi um filme feito de uma maneira totalmente nova, filmamos nos últimos 30 dias antes das eleições de 2018 e lançamos agora uns 30 dias antes das eleições de 2022. Não foi coincidência de jeito nenhum, pensamos nisso, um filme que retrata e acompanha a história desses 3 jovens e de muitos outros jovens num período marcante para o Brasil. Esses jovens retratam uma certa ingenuidade ao olhar para o Brasil e não entender aquela avalanche da extrema direita que estava chegando com tanta força.

É um filme importante e mudou tudo na minha vida, a maneira como a gente filmou, como a gente construiu esse roteiro juntos, e tem muito das nossas vidas ali, feito inteiramente na guerrilha. Nenhuma cena tinha diálogo, a gente improvisava e tudo que falávamos era pensado e discutido pelos atores o tempo inteiro...foi um marco na minha vida e só me dá mais vontade de fazer filmes assim.

Em breve veremos você em "O Grande Sertão Veredas", de seu pai Guel Arraes. Ter pais com presença forte artística ajuda ou atrapalha?

Tudo na vida tem 2 lados, a dor e a delícia como dizia o Caetano Veloso, mas certamente ter um pai e uma mãe que trabalham no meio das artes me fez entender que é uma profissão. Muitos amigos sempre me contam o momento em que eles tiveram que assumir que queriam ser artistas, e que não era uma vagabundagem ou um hobby, mas uma profissão.  Como eu cresci vendo tanto esse pai como essa mãe produzindo e vivendo daquilo, por exemplo minha mãe é uma atriz muito de teatro, batalhadora pelo seus próprios projetos, entendi que aquilo era uma profissão e pude sonhar com isso ao longo da minha vida. Com meu pai, O Grande Sertão Veredas marca esse encontro de nós dois, foi muito bonito encontrar com ele nesse desafio das nossas vidas, tanto meu quanto dele, e quero muito que todo mundo possa assistir. O Grande Sertão Veredas é o livro mais importante da minha vida, e eu tive a sorte de poder fazer Guimarães Rosa  por 5 anos,  mas eu poderia fazer 5 vidas.

pants clothing jeans person dress smile face formal wear portrait fashion
pants clothing jeans person woman adult female blouse face head
portrait head face person photography woman adult female necklace jewelry
pants clothing back person body part jeans dancing leisure activities shoe footwear
top SPLASH, calças LEVIS e coturno SCHUTZ

Já fez muitos personagens marcantes. Algum queridinho? E qual gostaria de fazer que ainda não fez?

Muitos marcaram minha vida e tenho muitos queridinhos como meu personagem em Justiça, mas agora Em Transe e Cine Holliúdy são realmente dois grandes marcos. Francisca por esse humor de palhaçaria, eu já tinha feito outras coisas de comédia, com esse humor mais escrachado que eu sempre amei e em Transe por trazer tanto da minha experiência que estava vivendo naquele momento. Já um personagem q eu gostaria de fazer, é uma pergunta difícil, personagens femininos bons ainda são difíceis de pensar e imaginar, o mundo tem uma narrativa muito masculina de personagens complexos. Então faço essa brincadeira que quero fazer um personagem masculino, para poder ter essas camadas que normalmente eles têm.

Quais medidas tomou para manter a saúde mental e a qualidade de vida na pandemia?

Durante a pandemia o que nos salvou foi poder fazer Amor e Sorte, inclusive com a Patrícia (diretora) e grande parte da equipe de Cine Holliúdy. Fazer tudo em casa, um texto que a gente escreveu, que dirigimos com ela e que aprendemos a usar todos os equipamentos como o som, câmera, luz, decupagem, foi uma faculdade de cinema que manteve nossa cabeça ativa e focada em algo a ser feito, porque era uma sensação de impotência e de não poder ajudar, só vendo os  médicos fazendo tudo

portrait photography person head face finger smile pants sitting fashion
vestido preto SPLASH, jeans LEVIS e coturno SCHUTZ

Está casada com o ator Caio Blat e muito se fala da decisão de vocês morarm em casas separadas, apesar de vizinhos. Acredita que os relacionamentos podem durar mais assim?

Eu acho que cada relacionamento tem ser no melhor modelo para si mesmo, a gente não deveria herdar uma regra sobre relacionamento, de que a pessoa para ser feliz tem que ser casada a vida inteira ou para a pessoa ser feliz tem que ser solteira a vida inteira. Sabemos que na prática não é unânime, tem que ter coragem para pensar qual é a melhor maneira para você se relacionar e isso só pode acontecer através de muita conversa, de reflexão, de prestar atenção e escutar o que você gosta. Cada pessoa é um indivíduo, duas então vira uma outra coisa. Eu acho que não tem regra, a base de todo o relacionamento é o diálogo.

Você se manifesta bastante nas redes sobre causas políticas e sociais. Qual a importância disso para você?

Eu acho que isso é o básico como cidadã, antes de ser artista sou uma cidadã e antes de tudo eu me preocupo com causas muito importantes no Brasil como diminuir a desigualdade social, melhorar as oportunidades na educação e saúde. Tenho um sonho em viver num mundo  menos separado, menos segregacionista onde a gente pudesse circular mais livremente.

finger hand person back portrait photography face woman adult female
Maxi brinco LAZARA DESIGN

Já sofreu com machismo ou algum assédio?

O machismo é uma coisa muito estrutural na nossa sociedade e o mais difícil de identificar, não são os grandes machismos e assédio e sim os pequenos que acontecem  todos os dias, e que você mesmo não percebe.

O que te faz feliz? Como definir Luisa em uma palavra?

Certamente é estar num trabalho legal é uma das coisas que mais me deixa feliz na vida, porque o nosso trabalho tem esse prazer de vir com uma vida nova, uma nova história, uma nova personagem, uma nova visão de mundo, é como se você nascesse de novo. E claro, ter parceiros por perto sempre e ter a sua independência, ser ali forte para sua rede de amigos, para que tudo que chegue, te agregue. E me definir em uma palavra, acho que seria, - jamais!

head person face woman adult female lipstick cosmetics portrait skin

Já tem planos para o ano que vem, depois de um 2022 intenso?

Estou cheia de planos, animadíssima para 2023 e agora cheia de esperança que podemos retomar um Brasil mais justo, menos desigual, com mais alegria, mais educação, saúde e mais cultura pro povo brasileiro. Cultura faz parte da nossa educação. A gente não quer só comida, a gente quer comida , diversão e arte. Estou muito animada, e assim q eu puder revelar algum plano eu conto, por enquanto ainda estou terminando 2022 aqui­­­.

Fotógrafa Bruna Castanheira
Assistente Bruna Valença
Styling César cortinove 
Make liege wisniewski 
Beleza: Liege Wisniewski ( GROUPART MGT)
Com produtos Dior Forever e Sebastian 
Assistente de beleza: Ivana Santos

Tags

Posts recomendados