Maya Angelou se torna a 1ª mulher negra a estampar moeda nos EUA
Maya Angelou foi uma das maiores poetisas de sua geração
O governo dos Estados Unidos acaba de divulgar que Maya Angelou (1928-2014) vai estampar suas novas moedas através do programa "American Women Quarters"! Com a novidade, a icônica poetisa, conhecida por seus livros como “I Know Why the Caged Bird Sings” e por ser ativista dos direitos civis, se torna a primeira mulher negra a alcançar este feito.
Em 2010, Maya, na época com 86 anos, já havia recebido uma homenagem do então presidente dos EUA, Barack Obama, que lhe entregou a Medalha Presidencial da Liberdade. Na nova moeda de 25 centavos, a artista será representada com um retrato seu ao lado de um pássaro voando e um sol nascente (ambos em referência aos seus livros famosos).
O programa promovido pelo governo norte-americano tem como objetivo homenagear as mulheres e suas conquistas na formação da história da nação. Além de Maya, entre as outras homenageadas estão a física e primeira mulher astronauta Sally Ride, e Wilma Mankiller, a primeira mulher chefe principal da Nação Cherokee, bem como Nina Otero-Warren, líder do movimento sufragista do Novo México e Anna May Wong, a primeira grande estrela de ascendência asiática no cinema norte-americano.
Em comunicado ificial, a senadora Catherine Cortez Masto diz que “esta moeda garantirá que gerações de americanos aprendam sobre os livros e poesias de Maya Angelou que falam da experiência vivida pelas mulheres negras".