Monique Alfradique fala de sua preparação e amor pelo Carnaval
Monique Alfradique fala com exclusividade para a L'Officiel Brasil como se prepara 24horas antes de pisar na avendida, seu amor pelo carnaval e ainda dá spoiler da sua fantasia como musa da Grande Rio
Agora falta bem pouco para a atriz Monique Alfradique cruzar a Sapucaí no domingo (19.02) como musa da Grande Rio, na qual está comemorando 6 anos pela escola. Para este ano, a Grande Rio vai homenagear Zeca Pagodinho, trazendo a história do cantor e a figura religiosa do qual o sambista é devoto - São Jorge - e que será simbolizado na fantasia de Monique.
Os preparativos para o desfile estão de "vento em popa". E, para não fazer feio na avenida, Monique vem se preparando com muita dedicação e disciplina, tanto na sua rotina de treinos como também na alimentação e principalmente nas 24horas que antecedem seu cruzar pela Marquê de Sapucaí como por exemplo... Ah, mas isso vamos deixar ela mesma contar! Confira.
Este ano, você completa 6 de musa da Grande Rio. O que isso representa para você?
Minha paixão pelo carnaval começou cedo - minha mãe me levava a bailes infantis e minha avó costureira, então todo carnaval fazia uma fantasia diferente pra mim. Já tinha uma ligação com a arte, porque eu criava um personagem em cima daquelas fantasias. Me divertia com o lúdico. Sou de uma família que adora o carnaval, meus tios tocaram muito tempo na bateria. Tenho uma história de anos e repleta de amor, respeito e gratidão com a Grande Rio. Tenho orgulho de fazer parte dessa família, uma escola formada por pessoas batalhadoras, profissionais e que sempre me enchem de amor e boas energias. A emoção de pisar na avenida levando alegria, cantando o samba enredo e valorizando o trabalho de toda a comunidade o ano todo é emocionante.
A emoção de pisar na avenida levando alegria, cantando o samba enredo e valorizando o trabalho de toda a comunidade o ano todo, é emocionante.
Com tantos anos na avenida, tem alguma peça, cor ou adereço que nunca usou e gostaria?
Nesses anos sempre usei adereços e fantasias que me deixaram feliz. O Bruno Cesar sempre surpreende com fantasias lindíssimas.
E o que podemos esperar da Monique para este carnaval?
Minha fantasia é linda e imponente, representa a armadura de São Jorge.
O que pode adiantar da sua maquiagem para o desfile? Algum spoiler da sua fantasia?
Como a fantasia representa a armadura de São Jorge, o único spoiler é a cor prata! A maquiagem vamos criar na hora e que faz sentido com a fantasia.
Como é a sua preparação 24horas antes de pisar na avenida?
Tento dormir 8h de sono, treino leve de aeróbico pela manhã pra “acordar” o corpo, massagem modeladora e uma alimentação equilibrada com carboidratos pra dar mais energia na avenida. Faço sempre uma oração antes de entrar na avenida e claro um chocolatinho pra potencializar a animação.
Qual é a primeira coisa que você faz logo após o fim do desfile?
As primeiras coisas na verdade: Bebo muita água, tiro meu costeiro e retoco a maquiagem!
Qual parte do corpo fica mais dolorida no dia seguinte? E o que faz para amenizar o desconforto?
Depende. Cada fantasia pode ter algum desconforto. Mas na hora a alegria, animação e energia tão boa que tudo é amenizado.
Quem é a sua grande inspiradora na avenida?
Tem muitas mulheres incríveis na escola que me inspiram. Adoro observar e admirar as passistas da escola.
E qual fantasia que já usou e mais gostou?
Todas contam uma história com o samba enredo e tenho um carinho especial. O Bruno Cesar que assina as fantasias faz um trabalho incrível com toda sua equipe e cada ano se superam na beleza! Mas a do ano retrasado era especialmente linda que o nome era “Cores da Noite” uma combinação incrível das cores roxo com laranja e tinha uma cabeça em formato de olho de coruja.
Em algum momento pensou em desistir de desfilar?
Não. Amo carnaval e espero esse momento todo ano.
Já sofreu com machismo ou algum assédio?
Não na avenida, mas na vida sim. Eu acredito que quase todas as mulheres já passaram por alguma situação. É preciso uma mudança cultural ampla sobre o respeito aos direitos da mulher e do seu corpo. Essa transformação deveria começar na base, dentro de casa, ter forte apoio na escola. Como qualquer mudança na sociedade leva tempo. Mas estamos lutando para essa mudança.
Um momento engraçado que já viveu na avenida, durante esses 10 anos?
Não engraçado, mas curioso! Participei do desafio no programa do Faustão e desfilei em todas as escolas de SP foi intenso e divertido, fui em todas as posições das escolas no carro, destaque de chão, em alas…uma experiência e tanto! E descobri que tenho realmente muita energia rs
Quais dicas você pode dar para alguém que vai desfilar pela primeira vez ?
Se alimente bem, treino aeróbico pra ganhar resistência pra atravessar a avenida e acima de tudo muita alegria pra viver essa experiência!
Já tem planos para o ano que vem?
Sim. Tenho projeto pro cinema, meu monólogo farei uma turnê com “Quase Normal” e vou apresentar o programa Beach Life no canal E!
O que te faz feliz? Como definir Monique em uma palavra?
Realizar projetos como meu monólogo, ser reconhecido pelo meu ofício (como aconteceu recentemente no filme Bem Vinda a Quixeramobim que ganhou o prêmio de melhor atriz e melhor filme no Festival de Cinema Brasileiro de Miami). E do lado pessoal, estar com família e amigos. Em duas palavras bom humor e persistência.