Pop culture

Nyakim Gatwech vira alvo de racismo por psiquiatra nos EUA

Dr. Jeffrey Lieberman afirmou que a modelo é uma "aberração da natureza"

Nyakim Gatwech
Nyakim Gatwech

Um renomado psiquiatra norte-americano acaba de ser suspenso pela Universidade de Columbia, uma das mais prestigiadas dos EUA, após fala racista publicada em sua conta pessoal no Twitter. ​​Conforme o tweet, o Dr. Jeffrey Lieberman, o atual chefe de departamento de psiquiatria da instituição, alegou que a modelo negra Nyakim Gatwech seria uma "aberração da natureza" ao publicar uma foto dela que afirma ser a pessoa com o tom de pele mais escuro do mundo pela Guinness World Records.

Na frase completa, o profissional escreveu: “Seja uma obra de arte ou uma aberração da natureza, ela é uma bela coisa para se ver”. Mesmo que pareça um elogio sob seu ponto de vista, afirmar que alguém pode ser uma "aberração da natureza" é claramente um sinal de desrespeito e racismo com a modelo. 

 

Nyakim resolveu explicar em seu Instagram de uma vez por todas que Guinness World Records não monitora tons de pele das pessoas. "Não consigo imaginar que seja possível saber quem é a pessoa mais clara ou mais escura do planeta! Infelizmente, acredito que isso tenha impactado negativamente minha conta @instagram. Trabalhei muito duro para construir minha página e usá-la como plataforma para promover autoaceitação, positividade corporal e, claro, minhas parcerias com marcas, mas é sobre amor próprio acima de qualquer outra coisa… Eu amo minha pele escura e meu apelido", escreveu.

 

O "The New York Post" teve acesso a uma resposta de desculpas de Jeffrey: “Twittei da minha conta pessoal uma mensagem racista e sexista. Preconceitos e suposições estereotipadas que eu não sabia que tinha, foram expostos – para mim e para você – e estou profundamente envergonhado e muito arrependido. Um pedido de desculpas meu à comunidade negra, às mulheres e a todos vocês não é suficiente. Eu machuquei muitos e estou começando a entender o trabalho pela frente para fazer as mudanças pessoais necessárias e, com o tempo, recuperar sua confiança​​”.

 
 
 
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados