Pop culture

Patrícia Poeta revela sua preparação como musa da Grande Rio

Patrícia Poeta revela ao L'Officiel Brasil sua preparação para arrasar na Sapucaí como musa da Grande Rio, unindo disciplina, moda e paixão pelo Carnaval

blonde hair person adult female woman brown hair
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

Patrícia Poeta está vivendo intensamente a magia do Carnaval . Como musa da Grande Rio, onde irá desfilar no dia 04 de fevereiro, a apresentadora tem marcado a presença nos ensaios da escola com looks deslumbrantes, inspiradas na riqueza cultural e natural da Amazônia. Seu envolvimento vai além da estética: cada olhar carrega um significado especial, alinhado ao enredo da escola, que exalta as águas misteriosas do Pará e suas lendas.

beachwear clothing adult female person woman sleeve
beachwear clothing adult female person woman blouse indoors
Patrícia Poeta (Fotos: Lucas Assis)

Em conversa exclusiva com a L'Officiel Brasil , Patrícia revelou como está preparada para o grande dia e deixou claro que sua beleza será assinada pelo renomado maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto. Ela concilia a rotina de apresentação do Encontro com Patrícia Poeta com os ensaios na quadra e na Sapucaí. Entre disciplina, emoção e muito brilho, ela fala sobre os looks criados para os ensaios, a escolha de cada elemento simbólico, as críticas que recebe na internet e seu amor pelo Carnaval.

adult female person woman beachwear clothing
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel BR- Patrícia, você tem uma ligação muito especial com o Carnaval. Como foi para você ser nomeada musa da Grande Rio e o que representa essa homenagem, especialmente considerando o samba-enredo que traz as princesas turcas e as águas misteriosas do Pará?

Patrícia- O Carnaval para mim é uma memória afetiva. Remete à minha infância, minha casa, minha família e pode parecer clichê, mas foi o que vi na Grande Rio, uma grande família. Você entra naquele barracão e é gente dando o seu melhor em prol do entretenimento de todos. Homenagear o Pará é levar ao grande público essa riqueza do Brasil, com uma fauna e uma flora muito diversa e rica, falar de folclore, das preciosidades culturais.Eu confesso que foi um encontro perfeito com a Grande Rio.

L’Officiel BR- A preparação para o desfile exige muito físico e emocionalmente. Como tem sido sua rotina de ensaios, principalmente com as aulas de samba com Alex Coutinho? E como você tem se desafiado a incorporar os movimentos de samba?

Patrícia- Desfilar é se dedicar. Se você leva a sério, como eu levo, exige muita dedicação, esforço e foco. Brinco que virei uma atleta. Tive que aumentar minha carga de treino, o que me trouxe mais músculo e diminuir meu percentual de gordura. Uma alimentação mais balanceada, as aulas de samba em que você precisa estudar cada movimento, separar uma parte do corpo da outra e entrar no clima da música. Eu tive que me superar fisicamente porque tenho um problema no joelho que nunca quis operar, mas mesmo assim fui lá e entrei de cabeça. 

blonde hair person
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

A gente tem que aproveitar as chances de realizar sonhos e essa foi a minha. A Grande Rio e o Jayder abriram as portas de uma forma tão carinhosa e acolhedora que nem em mil anos eu poderia ter sido mais feliz nesse sonho.

adult female person woman beachwear clothing indoors
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel BR- O que mais te empolga no enredo da Grande Rio, que vai explorar a cultura e as belezas naturais do Pará, como as Pororocas Parawaras e a dança do carimbó? Como você está se preparando para representar essa rica tradição no sambódromo?

Patrícia- Ainda não posso abrir o que venho representando, mas sou a primeira musa a entrar, puxando a escola e me sinto muito honrada com isso. Porque será um desfile maravilhoso, mostrando detalhes da cultura paraense. E é essa oportunidade de mostrar um lugar tão lindo para todo o Brasil que me empolga.

Eu peguei o samba enredo assim que saiu e me meti nos livros para entender cada detalhe, cada frase, cada referência. Desde a lenda das três princesas até a cada particularidade cultural e mística do Pará.

beachwear clothing adult female person woman sleeve
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel BR- O Carnaval é uma festa que divide opiniões. Como lida com as críticas nas redes sociais em relação à sua participação na folia? Isso afeta de alguma forma sua preparação ou sua motivação para brilhar na Sapucaí?

Patrícia- O Carnaval é democracia, é a festa mais popular do país. Faz parte da cultura brasileira e eu sou brasileira. As redes sociais viraram um lugar onde as pessoas colocam suas amarguras e frustrações. São críticas que falam mais a respeito delas do que as que estão criticando de fato. Não entro nessa frequência, não. Quero viver experiências e o dia a dia com base em sentimentos bons: amor e respeito.

beachwear clothing adult female person woman blouse indoors
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

E posso falar? Quando você vive na positividade, com boas energias, se preocupando com o “ seu” , as coisas acontecem. O Universo conspira a seu favor. Fica a dica! 

adult female person woman indoors bathroom room face head
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel BR- O Rio de Janeiro tem esse clima único de Carnaval. Como é para você a experiência dos ensaios de rua, como os que você fez em Duque de Caxias? Existe alguma memória marcante de sua relação com o Carnaval carioca ao longo dos anos?

Patricia-  Cada canto do Brasil tem sua peculiaridade. Eu amo Salvador também.  Mas só de pensar no ensaio de Caxias, eu me arrepiei toda. Quando você fala em calor humano, ele está lá, com certeza! É bonito ver a energia toda focada em algo que amam, valorizam, apoiam e levam muito a sério. Quem não está ali desfilando, fica no apoio, cantando o samba enredo, vibrando positivamente também. É algo lindo e inesquecível. Fora o carinho que você recebe da população que é incrível. 

L’Officiel BR- O samba é uma combinação de energia e técnica. Quais são os principais desafios para você ao aprender a dançar e ao mesmo tempo manter a postura durante o desfile? 

Patrícia- Posso te falar algo muito sincero? No desfile, pelo menos no técnico que fiz na Sapucaí, é emoção! No dia em que fui, a arquibancada estava lotada. Quando você pisa ali, começa a tocar a bateria do mestre Fafá, você só vai, você não pensa em mais nada. Você é levada pela emoção, pela energia, pelo carinho que é colocado ali. Desfilar pela Grande Rio me deu uma certeza do que já tinha ouvido de outras pessoas: desfilar é acúmulo de amor, é uma experiência única. Eu fiquei tão emocionada, tão extasiada que não vi o percurso passar. 

Quando olhei para a arquibancada e vi as pessoas vibrando, senti o coração pulsar. Foi lindo! Nunca vou esquecer o que a Grande Rio e a comunidade me proporcionaram. 

person solo performance adult female woman carnival male man dancing shorts
adult female person woman carnival people male man dancing shorts
lighting adult female person woman face head portrait carnival happy
adult female person woman back body part
Patrícia no último ensaio técnico na Sapucaí recebendo o carinho do público (Foto: Wallace Xavier)

L’Officiel BR- Patrícia, seus dois looks nos ensaios da Grande Rio exaltaram a cultura amazônica, um em homenagem à Cabocla Jarina e o outro foi bordado com mais de 100 mil cristais. Como foi o processo criativo dessas escolhas e como se sente ao vestir peças tão simbólicas? Com o desfile se aproximando, pode dar um spoiler da sua fantasia e como ela se conecta ao samba-enredo e à homenagem às princesas turcas e à cultura do Pará?

Patrícia- Quando sentei com a Letícia Manzan e minha stylist, Flávia Piña, eu queria unir a alta costura com o popular que é o carnaval. Era a forma de mostrar que vários mundos se conectam nessa festa tão democrática e tinha que ser com uma estilista brasileira com um trabalho artesanal. Após receber o samba enredo, eu queria trazer os elementos falados nele para a avenida, exatamente para poder divulgar o Pará e suas culturas nas entrevistas e matérias. Então, cada vez que uso um look, quero abrir espaço para falar daquela cultura, daquele pedaço de chão, mata, animais, enfim, das nossas riquezas. Nada é por acaso, desde as maquiagens feitas pelo Pedro Moreira, que também trazem aspectos culturais e regionais, até as cores usadas.

Quando começamos tudo isso, tinha um motivo, uma intenção. Nada é por acaso. Eu fiz questão de cuidar de cada coisa que aconteceu. Quando sentei com o Júnior Sousa, que junto comigo ficou responsável pela área de divulgação, pensamos também nos veículos que iríamos falar, porque a minha intenção era falar com os grandes, com os pequenos, com os regionais e, principalmente,  com os que estão fora do eixo sudeste, pois queríamos que todos se sentissem incluídos. Sobre a fantasia, só no dia mesmo, pois estamos guardando a sete chaves.

brown hair hair person adult female woman blonde
fashion adult female person woman clothing dress face head
adult female person woman hula toy clothing dress flower arrangement fashion
clothing dress person hula toy fashion
blonde person photography portrait adult female woman costume accessories hippie
face head person photography portrait accessories hair jewelry necklace
Patrícia usando looks para ensaio em Caxias/ Primeiro ensaio técnico na Sapucaí e Último ensaio técnico (Fotos: Vinicius Mochizuki)

L’Officiel BR- Você sempre foi apaixonada por moda e estilo. Como sua visão de moda se conecta com o Carnaval, e o quanto o visual e a estética de uma fantasia influenciam na sua apresentação na avenida, especialmente em um desfile que promete ser tão grandioso e inovador?

Patrícia- Eu tenho uma visão de que mundos devem se encontrar. Acho que todos os tipos de moda têm espaço. Esse negócio de limitar não é comigo. Hoje, você pode falar que uma moda não te cai bem, porque moda é momento, estado de espírito, de rotina vivida, então, eu acredito que tudo é válido. Vivo um momento em que gosto de usar marcas brasileiras, misturando famosas com as mais populares, porque esse trânsito permite que, quem está do outro lado da tela, possa entender que moda é acessível. Nem tudo precisa ser caro para ser bonito, o popular, o fast fashion, todos têm sua beleza, sua usabilidade e seu efeito.

Na minha fantasia, eu pensei em algo que fosse leve, mas sem deixar de lado as informações que queremos passar com ela. É uma peça cheia de significado e que fiz questão que fosse produzida dentro do barracão, por aqueles profissionais maravilhosos e que eu pudesse usar com orgulho o trabalho deles. De cada costureira, bordadeira, modelista e toda essa equipe maravilhosa do Bruno César na Grande Rio.

adult female person woman
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel BR- Patrícia, sua rotina é intensa entre apresentar o programa em São Paulo e os ensaios da Grande Rio no Rio. Como você consegue equilibrar tudo, principalmente no que diz respeito à alimentação, cuidados com a beleza e manter a energia para os ensaios e o trabalho? E, após essa experiência incrível, já pensa em continuar desfilando nos próximos anos ou será um carnaval único?

Patrícia- Depois da minha experiência de quase morte, eu sou uma pessoa que só vive hoje, então, continuo focada em cruzar a Sapucaí. Aí depois a gente fala de futuro. Quanto a equilibrar tudo, isso é uma qualidade feminina, afinal nossa vida é equilibrar os pratinhos e fazer dar certo. Dessa vez não é diferente, só que estou fazendo por mim e para mim. Estou me realizando e, quando você faz algo que te traz prazer, com certeza você faz acontecer da melhor forma. É o famoso, puxa de lá, pega daqui, aperta acolá e tudo acontece. 

adult female person woman blonde hair
Patrícia Poeta (Foto: Lucas Assis)

L’Officiel- Carnaval para você é…

Patrícia- Amor

L’Officiel- O que não pode faltar para uma musa de Carnaval?

Patrícia- Dedicação

L’Officiel- Seu look de musa tem que ser…

Patrícia- Com propósito 

L’Officiel- Uma lembrança marcante de um Carnaval passado…

Patrícia- Caindo na folia com as amigas

L’Officiel- A música que não pode faltar no Carnaval?

Patrícia- “O show tem que continuar”- Fundo de Quintal

L’Officiel- Como você lida com a ansiedade antes de entrar na avenida?

Patrícia-  Não Lido, sigo o embalo!

Tags

Posts recomendados