Selena Gomez desabafa após polêmica com 'Emilia Pérez'
Selena Gomez falou pela primeira vez após polêmica envolvendo a atriz principal Karla Sofía Gascón
Selena Gomez quebrou o silêncio sobre as polêmicas envolvendo o filme "Emilia Pérez", indicado a 13 categorias do Oscar 2025. Durante o Festival de Cinema de Santa Bárbara, que aconteceu no último domingo (9), nos Estados Unidos, e no qual a artista foi uma das homenageadas, ela foi questionada sobre o assunto e não se inibiu em responder.
Sem citar Karla Sofía Gascón, atriz principal do filme que foi envolvida em diversas controvérsias, Selena Gomez admitiu que a relação com o projeto ficou abalada após as polêmicas. "Parte da magia desapareceu, mas escolho continuar orgulhosa do que fiz e sou grata. Vivo sem arrependimentos e faria esse filme várias vezes, se pudesse", respondeu a artista.
Ainda segundo Selena, ela se sente grata pela recepção e pelo apoio do diretor Jacques Audiard. "Só de ter alguém vendo algo em mim além do óbvio foi uma experiência tão especial. O diretor [Jacques Audiard] realmente confiou em mim, e fiquei muito grata, porque consegui mostrar às pessoas que sou capaz de fazer mais. Espero que este seja apenas o começo para mim neste campo", completou.
Selena Gomez foi uma das homenageadas do evento, assim como Fernanda Torres, Ariana Grande e Mikey Madison, indicadas ao Oscar.
Polêmicas com Emilia Párez e Karla Sofía Gáscon
O escândalo envolvendo "Emilia Pérez" cresce após antigas publicações de Karla Sofía Gascón virem à tona. A atriz espanhola enfrenta uma onda de acusações de xenofobia, racismo e islamofobia devido a postagens antigas nas redes sociais.
O impacto foi tão grande para a campanha do filme que a atriz foi afastada de qualquer tipo de divulgação do longa e, caso queira participar de algo, deverá arcar com os custos com os próprios recursos. Além disso, especialistas indicam que a repercussão negativa pode reduzir as chances do filme no Oscar.
Quem também já lamentou o ocorrido foi a atriz Zoe Saldaña. Favorita ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, ela compartilhou com a Variety a decepção e tristeza com a colega de elenco. “Estou triste”, declarou a atriz. “Repetidamente triste, essa é a palavra, porque esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu. Também estou decepcionada. Não posso falar pelas ações de outras pessoas. Tudo o que posso atestar é a minha experiência, e nunca, em um milhão de anos, eu poderia imaginar essa situação.” Saldaña enfatizou que cada indivíduo deve responder por suas próprias atitudes e que o momento exige reflexão.
Além das polêmicas em torno de Gascón, "Emilia Pérez" também enfrenta críticas por sua abordagem da cultura mexicana. O filme, que acompanha a história de um líder de cartel que busca desaparecer por meio de um processo de transição de gênero com a ajuda de uma advogada interpretada por Saldaña, foi acusado de apropriação cultural e de representação estereotipada do México. Essas questões adicionam outra camada de controvérsia à produção.
O diretor Jacques Audiard, responsável pelo longa, se pronunciou sobre as críticas e pediu desculpas à população mexicana. Em entrevista à CNN, ele reconheceu que algumas escolhas podem ter sido questionáveis: “Se há coisas que parecem chocantes em "Emilia Pérez", então peço desculpas... O cinema não fornece respostas, apenas faz perguntas. Mas talvez as perguntas em Emilia Pérez estejam incorretas.” O filme segue em sua jornada de festivais e premiações, mas agora sob a sombra de debates acalorados sobre sua temática e sua protagonista.