Pop culture

Shakira vai ser julgada na Espanha por suposta fraude fiscal

Caso seja condenada, Shakira pode enfrentar uma sentença de oito anos de prisão e uma multa milionária 

face person human
Foto: Getty Images

Shakira está sendo forçada a depor. A estrela foi intimada, na última terça-feira (27), a ser julgada por um juiz espanhol por seis acusações de suposta fraude fiscal. 

De acordo com a Associated Press, os promotores de Barcelona acusaram Shakira de não pagar US$ 13,9 milhões em impostos de renda entre 2012 e 2014. Caso a cantora colombiana seja condenada, ela pode enfrentar uma sentença de oito anos de prisão e uma multa no valor de $23.156.805.

Shakira (Foto: Getty Images)

Os rumores sobre evasão fiscal de Shakira surgiram pela primeira vez em novembro de 2017, após o vazamento de uma série de documentos relacionados a investimentos no exterior. 

O relatório afirma também que os “ativos musicais, direitos de propriedade intelectual e marcas registradas” de Shakira estavam sendo detidos por uma empresa em Malta, que é amplamente considerada um paraíso fiscal.

Shakira

Os promotores alegaram que durante o período de dois anos em questão, a cantora estava morando na região da Catalunha, na Espanha, por mais da metade desse tempo depois de comprar uma casa em Barcelona em 2012 enquanto namorava o ex-marido Gerard Piqué. 

No entanto, eles disseram que ela nunca pagou impostos à Espanha, apesar da lei espanhola considerar qualquer indivíduo que resida no país há mais de seis meses como residente. Na época, Shakira registrou sua residência oficial como em Bahamas. 

Shakira

As acusações formais contra a cantora começaram a surgir em dezembro de 2018, embora os advogados de Shakira tenham dito que ela passava grande parte de seu tempo fora da Espanha e que a maior parte de sua renda era de turnês internacionais. 

Shakira também rejeitou, anteriormente, um acordo judicial oferecido pelos promotores. Em uma recente entrevista para a revista Elle, a vencedora do Grammy acusou as autoridades espanholas de tentar usá-la como exemplo.

A cantora comparou a situação que vive com casos semelhantes movidos contra celebridades como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ambos considerados culpados de evasão. 

Shakira

“Eu não passava 183 dias por ano [na Espanha] naquela época”, disse Shakira. 

“Eu estava ocupado cumprindo meus compromissos profissionais ao redor do mundo. Segundo, paguei tudo o que eles alegaram que eu devia, mesmo antes de entrarem com uma ação judicial. Então, a partir de hoje, devo zero a eles", completou a cantora. 

Ainda segundo a dona do hot "Hips Don't Lie", ela tem prova suficientes para apoiar o caso. "Estou confiante de que tenho provas suficientes para apoiar meu caso", acrescentou, "e que a justiça prevalecerá a meu favor". 

A data do julgamento ainda não foi agendada e Shakira não se pronunciou oficialmente sobre a intimação. 

Shakira
Shakira
Shakira
Shakira

Tags

Posts recomendados