Imunidade no inverno: 5 aliados para mantê-la fortalecida
O inverno chegou e, com ele chegam também os dias mais frios e secos. A nova estação, é conhecida por derrubar nossa imunidade fazendo com que fiquemos mais suscetíveis a gripes e resfriados. Mas, para evitar esses sintomas indesejáveis, é preciso adotar alguns cuidados com com o sistema imunológico.
Conversamos com a dra. Marcella Garcez médica nutróloga, que separou cinco alimentos perfeitos para incluirmos mais na nossa rotina alimentar nos próximos meses.
Aveia
A aveia é um cereal rico em proteínas vegetais, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, silício, vitaminas do complexo B, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. O farelo de aveia é um coringa para substituir ou ser adicionado a receitas doces e salgadas com farináceos refinados e ter o índice glicêmico reduzido pelas fibras betaglucanas presentes. Além dessa funcionalidade, as fibras da aveia têm ação prebiótica, portanto impacto positivo na manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, que afeta beneficamente o sistema imune. Além da presença de zinco, que é um dos micronutrientes essenciais para as ideais respostas imunológicas.
Castanha do Pará ou Nozes
As castanhas e nozes em geral, são alimentos com muitas funcionalidades, porém a castanha do Pará, também chamada castanha do Brasil, é uma das maiores fontes alimentares de selênio. Apenas duas unidades diárias são suficientes para garantir o aporte do micronutriente imprescindível para o bom funcionamento do sistema imune. Além do mais, ela contém diversos componentes, que ajudam a diminuir a inflamação e possuem propriedades antioxidantes. Fonte de gorduras boas, como os ácidos graxos ômega 9 e ômega 3, proteínas vegetais, fibras, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina E, apresenta muitas funcionalidades, porém não deve ser consumida em excesso, por causa da grande concentração calórica, cada unidade tem aproximadamente 25Kcal, portanto apenas duas unidades ao dia são suficientes.
Morango
O morango é uma fruta vermelha típica do inverno, pouco calórica, com apenas 38 Kcal/100g e baixo índice glicêmico, portanto pode ser incluída no hábito alimentar sem culpa. Ótima fonte de vitamina C, uma das mais importantes para o sistema imunológico, apenas 6 unidades oferecem 60mg de vitamina C, quase a totalidade da recomendação diária. Além da vitamina C, o morango é boa fonte de vitaminas A, E, B e minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. A fruta também é rica em flavonóides, que são importantes antioxidantes e uma boa quantidade de fibras alimentares. Além de fortalecer o sistema imunológico, auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo e tem ação anti-inflamatória.
Salmão
O salmão, além de outros peixes gordurosos de águas frias como sardinha, cavala e atum, são ótimas fontes de vitamina D, outro nutriente condicional para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Apesar do corpo produzir vitamina D quando exposto à luz do sol, estima-se que até 50% da população mundial não tomar a quantidade de sol suficiente para a síntese adequada, portanto a inclusão de fontes alimentares como os peixes gordurosos, tanto frescos como em conserva, são muito bem-vindos. Quando a opção for pelas versões enlatadas é importante observar as quantidades de sódio presente.
Kombucha
A bebida de origem oriental é um chá fermentado com sabor ácido e adocicado, que parece um refrigerante natural, com vários sabores pode ser feito em casa a partir de uma cultura de micro-organismos com atividade probiótica, chamada "scoby" ou comprar as versões prontas, que cada vez são mais facilmente encontradas. A kombucha é uma ótima fonte de probióticos e como as outras fontes alimentares enriquecidas com probióticos, auxilia o sistema imunológico, melhora o funcionamento intestinal e melhora a absorção de nutrientes.