Balança: esses são os dias em que você não deve se pesar!
Sim, às vezes você precisará fugir da balança e nós temos alguns motivos muito plausíveis para que você faça isso! Descubra
A balança pode ser a melhor amiga de quem está no processo de emagrecimento e deseja acompanhar a sua evolução constantemente. No entanto, além desta não ser a única maneira de medir o seu progresso físico, precisamos contar um segredo que pouquíssimas pessoas contam: você não deve subir na balança todos os dias!
Antes de explicar o motivo, é preciso que você saiba: "O número na balança nos diz o peso total da constituição do corpo, ou seja, da água, da gordura, da massa muscular, da massa óssea, dos tecidos e dos órgãos". Esta foi a observação feita pela nutricionista Magda Roma, em entrevista para a revista Máxima.
Um dos principais motivos para não subir na balança todos os dias da semana, é que o nosso peso pode variar, mediante diferentes circunstâncias. Em alguns dias, você pode reter mais líquido, e isso pode ser causado pela baixa ingestão de água, consumo de comidas muito salgadas, consumo de álcool, viagens de carro muito longas, constipação ou ainda, ciclo menstrual. "Sendo mulher em período fértil, o peso flutua vários dias num mês, seja no momento pré-menstrual, seja na ovulação", detalha a especialista. Por isso, você pode se sentir confusa ao ver um peso totalmente diferente do que está acostumada.
Outro fator que pode “mascarar” o seu verdadeiro peso, é a elevada ingestão de gordura ou açúcar, afinal, esse é o combo perfeito para um corpo inflamado e com alto teor de gordura adiposa. E para as apaixonadas por academia, um alerta: o seu peso com certeza vai flutuar devido ao ganho da massa muscular!
E atenção: se você estiver no período fértil, os números na balança podem te deixar confusa! Por isso, a nutricionista dá uma dica de ouro: "recomendo pesar-se sempre no mesmo dia do mês que irá coincidir com a mesma fase do ciclo menstrual para ter valores mais exatos."