Wellness

Treino para mulheres: entenda os benefícios e diferenciais

O treino para mulheres respeita a fisiologia do corpo feminino e foca no ganho de massa magra, grande aliada à saúde do corpo e da mente

hair person
Foto: Reprodução Instagram @oficialkellykey

Há quem diga que pegar peso não é para mulheres. “Quando falamos sobre treinamento de força, é comum vir à cabeça a imagem de corpos extremamente musculosos. Mas, ao contrário disso, ele visa muito além do ganho de massa muscular”, diz Marcio Lui, profissional de Educação Física e personal trainer das celebridades.

 

A construção de músculos é essencial para evitar futuras doenças e melhorar a saúde de forma geral, tanto física quanto mental. De acordo com a Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), 72% das pessoas entrevistadas, que praticam exercícios com frequência, não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022. 

 

“O músculo desempenha um papel fundamental não só no combate a doenças metabólicas, mas também na imunidade. Temos benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, a melhora na saúde óssea, além dos benefícios à saúde mental”, acrescenta o Marcio. Diante disso, é essencial que as mulheres foquem no ganho de massa magra para ter qualidade de vida e, de quebra, conquistar a aparência corporal desejada. 

 

Entre os principais benefícios do ganho de massa magra para as mulheres estão a melhora do condicionamento físico, o aumento de energia, o fortalecimento ósseo e das articulações, a diminuição do risco cardiovascular, a melhora do sono, a diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da autoestima

“Além disso, o músculo hoje é tratado como uma reserva de saúde de emergência. Uma espécie de poupança, não só estética, mas que trará benefícios principalmente com o avançar da idade ou em caso de recuperação de pacientes acamados”, alerta o profissional.

 

Treino para mulheres x Treino para homens

Segundo Marcio Lui, diversas pesquisas científicas mostram que os homens têm maior massa muscular e menor percentual de gordura do que as mulheres. E mais: os homens têm uma preferência para treinar a parte superior do corpo, com ênfase nos braços, peitoral e costas, enquanto o público feminino é mais focado nos exercícios aos membros inferiores, como pernas e glúteos.

 

“Esses fatores devem ser levados em conta. Entretanto, é muito importante ressaltar que devemos trabalhar o corpo como um todo para ter equilíbrio corporal em ambos os casos”, explica.

Em relação às mulheres, ainda é preciso ser levado em conta o período menstrual. “Não tem nenhum problema em treinar no período menstrual, o que pode acontecer é a ter menos energia”, diz o profissional de Educação Física.

 

Apesar disso, cada mulher tem uma forma de sentir. “Algumas sentem mais dor, outras vão acabar tendo menos energia, então as mulheres têm que ser tratadas individualmente”, completa. 

O personal ainda acrescenta que o treino pode ajudar a aliviar as cólicas e desconfortos menstruais, e até mesmo diminuir aquela sensação de desanimo.

Tags

Posts recomendados