Arte

Thatiana Amorim encontra a paz na casa onde vive em Niterói

Sócia e diretora criativa da marca Dress To, Thatiana Amorim encontra a paz na casa onde vive em Niterói, ao lado do marido e dos filhos

person sitting adult female woman clothing sleeve cat plant dress
Thatiana Amorim - Foto: Pedro Gaspar.

Niterói e seus ares de cidade do interior, além das belezas naturais, sempre encantaram Tatiana Amorim. Nascida e criada no município do Estado do Rio de Janeiro, escolheu o CEP, onde vive até hoje, para criar sua família e empreender. “Por ser um lugar mais tranquilo, eu e meus irmãos brincávamos na rua, tínhamos milhões de amiguinhos, vizinhos, era muito gostoso”, lembra a sócia-fundadora e diretora criativa da Dress To, uma das marcas referência na moda carioca, que está prestes a completar 20 anos de história.

chair furniture indoors interior design
Vista da piscina - Foto: Pedro Gaspar.

Estilista de formação, ela confessa que sempre foi agitada e adora desafios. “Comecei trabalhando em lojas de roupas, a me interessar pelo comércio. Sempre questionava detalhes das peças, que a meu ver, poderiam ser melhores. Desenvolvia e vendia roupas para amigas e, depois, no Mercado Mundo Mix.” Em 1992, inaugurou seu ateliê e fornecia para grandes marcas cariocas. Conheceu Rodrigo Braga, seu marido, e juntos abriram a primeira loja em Niterói. Surgia a Dress To, que hoje tem 36 lojas próprias, 14 franquias e mais de 800 pontos de multimarcas pelo Brasil. “Agora estamos levando a Dress To para fora do país, com showroom em Los Angeles, e abrindo e-commerce para EUA e Europa.”

indoors interior design person computer hardware bed furniture monitor door french window home decor
Detalhe da varanda do quarto com vista para a mata que cerca a casa - Foto: Pedro Gaspar.

Com planos cada vez mais globalizados para sua marca, casada há 25 anos e mãe de quatro garotos, de 24, 19, 17 e 15 anos, a empresária só consegue relaxar de verdade quando pisa em sua casa, localizada em um condomínio niteroiense, cercado de mata nativa. “Quando me casei não tínhamos casa própria, e meu sonho era ter um lugar com minha cara. Na época não imaginava que minha família ia crescer tanto. Não programei nenhuma gestação. Eu e o Rodrigo começamos a construir família e a Dress To ao mesmo tempo. Compramos o terreno, mas decidimos investir primeiro nas lojas. Quando estava grávida do meu terceiro filho, começamos a construir a casa onde moro há 15 anos. Foi um marco na minha vida”, conta.

“QUERIA QUE FOSSE UM espaço acolhedor, COM MUITO VIDRO, MADEIRA, LUZ NATURAL. O terreno FICA EM UMA ESPÉCIE DE vale CERCADO POR UMA FLORESTA. ELE ME TRAZ calmaria, MOMENTOS DE DESCANSO, DE RECOLHIMENTO. COMO SOU MUITO AGITADA, preciso DESSA PAZ.”

THATIANA AMORIM

Para colocar esse projeto tão importante em pé, o casal chamou o arquiteto Ricardo Campos, que é de Niterói e tem um estilo mais intimista. “Queria que fosse um espaço acolhedor, com muito vidro, madeira, luz natural. O terreno fica em uma espécie de vale cercado por uma floresta. Ele me traz calmaria, momentos de descanso, de recolhimento. Como sou muito agitada, preciso dessa paz”, explica Tati Amorim.

indoors interior design home decor furniture table living room couch dining room dining table chair
Uma das salas com mobiliário neutro e alguns pontos de cor - Foto: Pedro Gaspar.

A construção toda horizontal teve como referência uma casa que era como uma caixa no meio da natureza: “Passei para o Ricardo e ele foi adequando essa inspiração às nossas necessidades e interesses”. Para estabelecer seu lar doce lar em sua cidade de origem, a estilista lançou mão de todo seu poder de persuasão para convencer o marido. “Rodrigo nasceu no Rio, morou nos EUA e quando voltou foi parar em Niterói. Ele achava que o melhor seria vivermos no Rio. No final das contas, ficamos por aqui mesmo, o que foi muito bom. A fábrica da Dress To é pertinho de casa e isso facilita tudo.”

animal canine dog mammal pet
Detalhes de peças que Thatiana costuma trazer das viagens que faz - Foto: Pedro Gaspar.

Outro ponto a favor é morar a apenas 15 minutos da melhor praia do pedaço, Itacoatiara. Qualidade de vida que chama. “Viajo muito a trabalho e nos fins de semana gosto de ficar em casa, ir até a praia. Também costumamos receber amigos para um churrasco.” 

furniture chaise
Décor em tons terrosos, pontuado com muitas plantas - Foto: Pedro Gaspar.

Os mais de mil metros quadrados de área construída demandam muita manutenção. Em contrapartida, oferecem conforto e espaço mais do que suficientes para uma família de seis pessoas, sem perder o clima aconchegante. São cinco quartos espaçosos. Para se ter uma ideia, só o closet da Thati tem 100 metros quadrados. E mais, academia, sala de jogos, cinema... do lado de fora, uma casa de hóspedes equipada, piscina e área gourmet.

interior design dining table adult female person woman plant potted plant chair dining room
Décor em tons terrosos, pontuado com muitas plantas - Foto: Pedro Gaspar.

Para tornar tudo mais funcional, o mesmo arquiteto que construiu o imóvel cuidou de planejar parte do mobiliário, como estantes, armários, tudo em madeira maciça. “O resto fomos garimpando aos poucos, organizando conforme a necessidade da nossa família. Considero meu estilo mais clean, mas também gosto de cacarecos. Tenho uma sala de cinema, com uma prateleira alta onde coloco tudo o que trago de viagens. Ali fica minha baguncinha”, diz a empresária, que adora plantas, velas, livros de moda e design, e tons naturais nas paredes e móveis. Tatiana também está com seu radar voltado para a arte contemporânea, pois pretende iniciar sua coleção em breve: “Gosto muito do Carlos Vergara, das irmãs Gelli, da Beatriz Milhazes, que é tipo sonho de consumo, e da Clarice Gonçalves, uma artista nova de Brasília”.

plant potted plant window windowsill jar planter pottery vase
Décor em tons terrosos, pontuado com muitas plantas - Foto: Pedro Gaspar.

No décor, um mix de peças desenvolvidas exclusivamente para a casa, móveis assinados, como as cadeiras de Sérgio Rodrigues, e itens de família com história e valor sentimental dão o tom. De tempos em tempos, Tati gosta de mexer na decoração e, eventualmente, até na estrutura da construção, com pequenas reformas. No momento, ela quer dar uma repaginada em sua cozinha gourmet. “É o ponto fraco da minha casa”, diagnostica. “Tem um balcão que quero tirar para criar um ambiente mais integrado, com um toque industrial.”

plant
Décor em tons terrosos, pontuado com muitas plantas - Foto: Pedro Gaspar.

Aliás, a sócia e diretora criativa da Dress To pode ser considerada uma expert em “montar” casas. “Passamos uma temporada no Porto, em Portugal, antes da pandemia. Queria que todos da família tivessem a experiência de morar fora do Brasil, sem todos os luxos que temos aqui, mas com muita qualidade de vida. Era para ficarmos um ano, mas acabamos voltando antes. Montei um apartamento completo de frente para a praia. Depois desmontei. Meu filho continua morando no Porto e é o braço da Dress To na Europa. Meu caçula está estudando em Orlando. E lá fui eu organizar o quarto que ele divide com o amigo na escola e dar meu apoio emocional. Fiquei 15 dias cuidando da mudança. Fiz o apartamento do outro filho em Miami.” A família acaba de comprar um apê em Angra e, adivinhe!, a empresária está às voltas com a missão de transformar o novo imóvel em um lar de verdade.

building hotel resort person furniture pool villa swimming pool indoors chair
Panorâmica da área externa, onde costuma curtir os fins de semana com a família - Foto: Pedro Gaspar.

Tags