Djamila Ribeiro é eleita membro da Academia Paulista de Letras
Djamila Ribeiro ocupará a cadeira deixada pela escritora Lygia Fagundes Telles
Djamila Ribeiro acaba de ser eleita para a Academia Paulista de Letras! A filósofa e escritora recebeu 30 dos 39 votos válidos em uma eleição realizada na última segunda-feira, 23.05, e agora ocupará a cadeira de número 28, que está vaga desde a morte da Lygia Fagunde Telles em abril de 2022. Outros membros da organização incluem grandes nomes da cultura brasileira, como Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão e Mauricio de Sousa.
A escritora ficou principalmente conhecida por ser uma potente voz do feminismo negro no Brasil e com seus livros "Lugar de Fala" (2017), "Quem tem Medo do Feminismo Negro?" (2018) e o "Pequeno Manual Antirracista" (2019), sendo esse último trabalho reconhecido pelo prêmio Jabuti em 2020 na categoria Ciências Humanas.
Djamila comemorou a novidade em sua conta no Instagram dizendo: "Essa é a notícia, Brasil! Eu me sinto muito feliz e honrada por fazer parte da Academia Paulista de Letras. Agradeço a todos os acadêmicos e acadêmicas que votaram e me deram a oportunidade incrível de ocupar a cadeira que foi da gigante Lygia Fagundes Telles."
Já em entrevista ao jornal "Estadão", Djamila diz: "Firmo meu compromisso de levar adiante o legado de contribuições da cadeira de nº 28, ocupada em sua história por grandes nomes como o jornalista Júlio de Mesquita Filho, e pela memorável escritora Lygia Fagundes Telles, a quem tenho a nobre missão de suceder".