Estilo provençal: o charme campestre dentro de casa
Saiba tudo sobre o estilo provençal: tendência de decor une beleza do campo à elegância da nobreza francesa
Um clima romântico e rústico, com toques de elegância. Esse é o estilo provençal, que tem origem na cidade de Provença, no sul da França. Embora seja característico dessa região, ele ultrapassou as fronteiras e se tornou tendência de decoração em várias outras partes do mundo. Esse estilo enche a casa de luz solar e lembra os prados franceses, com o aroma delicado dos campos de lavanda. Que delícia, não é mesmo?! Saiba que é fácil replicar essa atmosfera dentro de casa, e isso sem a necessidade de grandes reformas.
O estilo provençal pode ser descrito de diversas maneiras. Reflete a simplicidade da vida no campo com um pouco do charme francês e complementado por cores neutras e aconchegantes. Na decoração provençal, valorizam-se objetos com história e tradição. Uma mesa de família onde jantaram várias gerações, cômodas de madeira com vestígios de uso, paredes caiadas de branco, piso de madeira e elementos de ferro forjado… São todos elementos típicos deste tipo de decoração.
A escolha dos móveis e acessórios
Para reproduzir esse estilo, muitos recorrem especificamente a móveis antigos. Há vários antiquários – inclusive, de luxo – que comercializam peças valiosas das mais variadas partes do mundo e que datam de séculos passados. Além disso, também é possível restaurar o mobiliário antigo que não se encontra mais em bom estado, ou mesmo comprar uma nova mobília, cujo design é inspirado em algum período do passado. As possibilidades são muitas.
Os acessórios dão o toque que faltava para a decoração. Como o estilo provençal surgiu de uma tentativa de os camponeses franceses imitarem as residências da nobreza, o “quê” de elegância ficou por conta dos objetos, como espelhos, estatuetas, relógios de parede, candelabros, lustres e pendentes, prataria, potes de cerâmica, entre outros. Esses acessórios dão ao interior rústico das casas campestres uma atmosfera romântica e sofisticada, única no mundo da decoração.
As cores certas para o clima desejado
As cores certas também ajudam a criar a atmosfera acolhedora da Provença na sua casa. Opta-se majoritariamente pelos tons pastéis claros: creme, bege, marfim, etc., que trazem frescor e delicadeza para os ambientes, são elegantes e permitem uma infinidade de combinações. Esqueça os tons pesados e escuros. No estilo de decoração provençal, a preferência é por cores claras nas paredes (ou nas cortinas), pois refletem a luz do sol e deixam o cômodo mais iluminado, o que tem tudo a ver com a beleza natural do campo.
Além disso, há quem prefira instalar um papel de parede. A Toile de Jouy, por exemplo, é um estilo de estampa clássica que traz desenhos da vida campestre em tons de vermelho, azul ou preto sobre um fundo branco. Geralmente, é impressa sobre papel ou tecidos, como o linho, por exemplo. É uma ótima opção para quem quer fugir um pouco das paredes lisas, mas quer manter um certo recato no ambiente.
Até mesmo os móveis estofados modernos podem se transformar em peças típicas do estilo provençal. Com a ajuda de novos tecidos e as cores certas, é possível deixar um sofá ou uma poltrona com uma aparência completamente diferente e que combine com a nova decoração da casa.
A influência da natureza no estilo provençal
A natureza é uma das grandes influências do estilo provençal; afinal, os camponeses estavam cercados por alpes, campos de lavanda, entre outros cenários típicos do sul-francês, e acabaram incorporando alguns elementos à decoração de suas casas, inclusive as cores. Verde-oliva, turquesa, lavanda, limão, entre outras, estavam presentes, tanto em itens decorativos, quanto em móveis, e são perfeitas para atrair o olhar dos visitantes. O ideal é escolher as cores com parcimônia, para não deixar o ambiente confuso.
Os motivos florais que podem ser observados na paisagem do sul da França se repetem nos tecidos do estilo provençal. Escolha estampas de flores silvestres para usar em roupas de cama, almofadas bordadas, toalhas de mesa, entre outros itens que também fazem parte da decoração do ambiente e podem transmitir a atmosfera que você deseja.
As flores e ervas frescas – principalmente, a lavanda – são parte integrante de qualquer casa de campo, principalmente se estamos falando da região da Provença. Você pode – e deve – decorar o interior da residência com flores silvestres ou ervas aromáticas, assim como colocar vasos no parapeito da janela com plantas (hortelã, manjericão, alecrim, entre outras). Além de criar uma composição rural e tipicamente provençal, elas irão exalar um aroma adorável de campo.
Para recriar a decoração provençal nos diferentes ambientes da residência, basta prestar atenção aos elementos básicos deste estilo. Mesmo para quem mora em uma grande cidade, por exemplo, é possível transformar o apartamento em um verdadeiro refúgio campestre no meio do caos urbano, com a ajuda de alguns truques.