Realeza britânica: confira 5 livros para entender os monarcas
Histórias e polêmicas da Casa de Windsor
A monarquia britânica inaugurou um novo capítulo de seu reinado após a coroação do Rei Charles III. Desde a morte da rainha Elizabeth II no ano passado, muitos discutem sobre os caminhos e as dificuldades que o reinado poderá enfrentar.
A Casa de Windsor, também conhecida como Dinastia de Windsor, é a mais antiga em funcionamento do Reino Unido e dos outros Reinos da Commonwealth. Por casamento ou nascimento, os membros pertencem à dinastia desde que o rei George V mudou o sobrenome de Saxe-Coburg e Gotha, de origem alemã, para Windsor em 1917.
Ao longo das gerações, os holofotes do mundo são atraídos pelos episódios polêmicos e curiosidades envolvendo personagens da Casa de Windsor. Das centenas de obras sobre a realeza, separamos 5 livros para mergulhar nesse universo que povoa o imaginário de tantos com histórias da Família Real Britânica.
Os arquivos do palácio, de Tina Brown
A premiada jornalista apresenta um panorama da realeza britânica logo após a morte trágica da princesa Diana. Sob o lema da rainha Elizabeth II - “nunca mais” -, seria difícil encontrar outro membro que ultrapassasse a popularidade, o brilho e o status de celebridade de Diana.
Com informações de fontes próximas à realeza, a jornalista convida o leitor a entrar no Palácio de Buckingham como um lugar marcado por escândalos, jogos de poder e traições que marcaram os últimos anos do reinado da Rainha Elizabeth II. Até sua morte no ano passado, a monarca se manteve firme frente à instabilidade do governo para manter a solidez da instituição, triunfando a cada jubileu ao longo de sete décadas de reinado.
Diana: sua verdadeira história, de Andrew Morton
Desde a morte da Princesa Diana em 1997, o mundo parou para refletir sobre sua importância. Por trás do casamento com o príncipe Charles e o nascimento dos filhos, existia uma face até então desconhecida. A infância difícil, as traições no casamento e o sentimento de impotência sempre acompanharam a princesa no tempo em que pertenceu à Dinastia Windsor. A obra é a única biografia escrita com colaboração de Diana a partir de fitas gravadas e materiais fornecidos ao autor Andrew Morton. A nova edição conta com prefácio que esmiúça detalhes de seu processo criativo, assim como trechos das declarações de Diana pouco antes de sua separação.
Kate: nasce uma princesa, de Claudia Joseph
Kate Middleton se tornou a primeira não aristocrata a se casar com o futuro rei da Inglaterra. Na época, o casamento com o príncipe William deu novos ares à monarquia, oferecendo uma perspectiva mais jovem à família real, que sempre recebeu críticas sobre seu tradicionalismo. William e Kate se conheceram na faculdade e namoraram por quase 10 anos. Depois de pertencer à família real britânica, o nome de Kate tem sido alvo frequente de buscas na internet e até inspiração para coleções de roupa.
A jornalista inglesa Cláudia Joseph vai desvendar a trajetória de Kate Middleton. Desde a saga de seus antepassados - uma família de trabalhadores humildes -, a superação de privações e adversidades até chegar ao alto escalão da sociedade. Entrevistando amigos e parentes, e aliada à extensa pesquisa sobre as gerações que antecederam ao encontro de Kate e William, a jornalista apresenta um panorama econômico e social de cada época.
O que sobra, de Príncipe Harry
De tudo o que a realeza britânica enfrentou na frente dos flashes, a imagem dos príncipes atrás do caixão da mãe certamente é a mais lembrada. Enquanto a princesa de Gales era sepultada, o mundo se perguntava o que sentiram, o que pensavam e como as vidas dos Príncipes Harry e William iriam se desenrolar a partir da morte de Diana. Com honestidade latente, a obra é considerada um marco editorial que traz inspirações, revelações e sabedoria conquistadas com esforço e respeito pelo momento que mostrou o poder do amor sobre a perda.
Queen of our times: the life of Elizabeth II, de Robert Hardman
Robert Hardman, renomado biógrafo real e um dos mais aclamados da Grã-Bretanha, contempla um panorama da monarquia britânica através dos séculos. O autor destila a vida complexa de Elizabeth em um retrato da líder mundial que permanece tão intrigante quanto no dia em que subiu ao trono em seus 25 anos. Mesmo com o falecimento recente aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II continua como fenômeno global do século na forma de inspirar respeito e afeição inigualáveis. Com acesso aos membros da realeza britânica, além de funcionários, amigos e registros reais, a obra traz novos insights e estudos para a história real moderna.