Sumaúna: Espetáculo em homenagem à Semana de 22 estreia no Brasil
O espetáculo de dança acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e Ilhabela nos meses de julho e agosto
Sumaúna é o nome de uma árvore amazônica com raízes enormes, considerada sagrada pelos indígenas e símbolo da comunicação da floresta. Também é o nome escolhido para o espetáculo que inaugurou, em Março em Londres, a exposição em homenagem à Semana de 22 e estreia agora no Brasil.
Durante a Semana de Arte Moderna de 1922, artistas brasileiros buscaram uma nova identidade para a arte do país. A ideia era assimilar os principais movimentos de vanguarda da arte europeia e processá-los com uma visão única, repleta de brasilidade, com forte referência à nossa fauna e flora.
Da mesma forma, o espetáculo Sumaúma digere tendências do dança contemporânea, transformando-as em uma ode à natureza brasileira. O “solo for two” entre Thiago Soares, primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, e o pianista Marcelo Bratke é um conto simbólico sobre a “Árvore Mãe” da floresta e procura ultrapassar as fronteiras criadas pelos territórios culturais e políticos, abrindo nossas mentes para novas formas de expressão. Imperdível!
Rio de Janeiro. Sala Cecília Meirelles. 25/07.
São Paulo. Teatro Sergio Cardoso. 27 a 29/07.
Festival de Dança de IlhaBela. 10 e 11/08.