Casa de Criadores: confira os highlights do primeiro dia
Veja tudo o que rolou no primeiro dia da edição 50 da Casa de Criadores
Forte do evento, a Casa de Criadores começou sua 50a. edição abrindo espaço a manifestações que, além da moda, são artísticas e individuais. Seja na ultracustomização da F. Kawallys, que participou de forma virtual com festa de amigues ao som de @misstacaca ou na performance da Yebo - a marca de Domenica Dias é dada a apresentações dramáticas e teatrais, a fim de subverter a passarela para gerar incômodo na plateia (em contraste com seu streetwear, confortável e esperto) e trouxe signos do Blaxploitation para falar do filme de terror que vivemos todos no Brasil de hoje.
F. Kawallys
Yebo
Dario Mittman, @karolconka a tiracolo, é mais formal na sua moda de referências ultrapop para uma parcela de público animada -- destaque para momentos fun como a releitura do shortinho da Bad Boy com olhinhos kawaii.
A Shitsurei, estreia na passarela física, segue sua trajetória analisando e exorcizando relações (especialmente femininas) dentro da rígida cultura familiar japonesa. Suas últimas apresentações atravessaram gerações até chegar, agora, na sua mãe. Em mood cerebral hardcore (e brabíssima), Marcella Maiumi resgata a lenda japonesa da Tomokazuki (um ser aquático que aparece às colhedoras de pérolas) para construir uma série de mergulhadoras, mesclando símbolos desses trajes de ontem e de hoje.
Dario Mittman
Shitsurei
Mais na dele, @studioelliaskaleb segue com seu trabalho riquíssimo de construção de texturas preciosas, volumes selvagens e moulage através de recortes de tecidos, artesanal mas muito urbano. Elias diz que tem, cada vez mais, inserido sua arte na observação das formas da natureza -- e prepara um mochilão pelo país atrás de manifestações artísticas que reflitam ainda mais nos seus processos. É pra ficar de olho.
Studio Ellias Kaleb