Match perfeito: Saiba como harmonizar bons vinhos a pratos saborosos!
Tempinho frio, dias em casa… Provavelmente você já se pegou idealizando uma noite regada a vinhos e muita comida gostosa. E, se tem algo melhor do que degustar um bom vinho, é degustar um bom vinho junto de um prato em perfeita harmonia.
Muito se fala sobre a famosa harmonização entre bebidas e comidas e, para quem não é especialista na área, realçar sabores e gostos de uma só vez pode parecer um pouco complicado. No entanto, garantimos que não é! Para te provar que é possível conseguir este feito sem maiores dificuldades, a digital influencer e jornalista, Lari Duarte, compartilhou conosco alguns conselhos e regras básicas que farão você se sentir como um verdadeiro sommelier.
Champagnes e espumantes
Como são bebidas que abrem as papilas gustativas, elas são perfeitas para serem servidas antes do jantar principal, junto com entradas e coquetéis. Além disso, harmonizam muito bem com comida japonesa e com pratos um pouco mais gordurosos, como uma boa feijoada.
Sugestões:
- Espumante: o brasileiríssimo Cave Geisse Brut.
- Champagne: Taittinger, ela tem um custo X benefício ótimo, além de ser super tradicional e ter uma qualidade incrível.
Sugestao de Taças:
O ideal é usar a taça “Tulipa”, mas você também pode usar a taça flûte ou a taça de vinho branco.
Vinhos brancos e rosés
Harmonizam com massas de queijos moles ou molho branco; com carnes brancas em geral e também com frutos do mar.
Sugestões:
- Zuccardi Serie A Torrontes. A Zuccardi (vinícola argentina de Valle de Uco) ganhou pela segunda vez consecutiva o prêmio World's Best Vineyards 2020 como a melhor Vinícola do Mundo. Esse vinho branco é uma ótima porta de entrada para conhecer os vinhos da vinícola.
- Mancura Etnia Sauvignon Blanc. Vinho chileno fresco e delicioso.
Taças
Além da taça “ISO” (uma taça coringa que serve tanto para branco como para tinto), você pode usar uma taça que tenha o corpo menor, em comparação com as taças para vinho tinto.
Vinhos tintos
Harmonizam com massas, queijos duros ou molho vermelho. Também são uma boa pedida para acompanhar carnes vermelhas.
Sugestões:
- Brancaia TRE Maremma. Vinho tinto da região da Toscana (Itália), e como ele é desenvolvido há apenas 10 quilômetros de distância do Mar Mediterrâneo é um vinho super fresco.
- Guaspari Vista da Serra Syrah 2017. A vinícola Guaspari fica na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, mais especificamente na cidade Espírito Santo do Pinhal, e produz rótulos deliciosos.
Taças:
- Você pode usar a taça Bordeaux, que é ideal para abrigar vinhos mais encorpados e ricos em tanino. Ou a taça Borgonha, que tem um formato balão (ou seja, com bojo maior do que as Bordeaux) e é ideal para vinhos mais complexos. Além de claro, a taça “ISO”, também usada para vinhos brancos e rosés.