Gastronomia

Match perfeito: Saiba como harmonizar bons vinhos a pratos saborosos!

Ainda que existam muitas exceções e particularidades no universo das bebidas, com estas dicas básicas você não vai errar
person human restaurant food cafeteria

Tempinho frio, dias em casa… Provavelmente você já se pegou idealizando uma noite regada a vinhos e muita comida gostosa. E, se tem algo melhor do que degustar um bom vinho, é degustar um bom vinho junto de um prato em perfeita harmonia. 

Foto 1.JPG
Foto: Divulgação

Muito se fala sobre a famosa harmonização entre bebidas e comidas e, para quem não é especialista na área, realçar sabores e gostos de uma só vez pode parecer um pouco complicado. No entanto, garantimos que não é! Para te provar que é possível conseguir este feito sem maiores dificuldades, a digital influencer e jornalista, Lari Duarte, compartilhou conosco alguns conselhos e regras básicas que farão você se sentir como um verdadeiro sommelier.

Foto 8.jpg
Foto: Divulgação

Champagnes e espumantes

 

Como são bebidas que abrem as papilas gustativas, elas são perfeitas para serem servidas antes do jantar principal, junto com entradas e coquetéis. Além disso, harmonizam muito bem com comida japonesa e com pratos um pouco mais gordurosos, como uma boa feijoada.

Sugestões:
- Espumante: o brasileiríssimo Cave Geisse Brut.

- Champagne: Taittinger, ela tem um custo X benefício ótimo, além de ser super tradicional e ter uma qualidade incrível.

Sugestao de Taças:
O ideal é usar a taça “Tulipa”, mas você também pode usar a taça flûte ou a taça de vinho branco.

 

Taça Tulipa.jpg
Foto 4.jpg
Foto: Divulgação

Vinhos brancos e rosés
 

Harmonizam com massas de queijos moles ou molho branco; com carnes brancas em geral e também com frutos do mar.

Sugestões:
- Zuccardi Serie A Torrontes. A Zuccardi (vinícola argentina de Valle de Uco) ganhou pela segunda vez consecutiva o prêmio World's Best Vineyards 2020 como a melhor Vinícola do Mundo. Esse vinho branco é uma ótima porta de entrada para conhecer os vinhos da vinícola.
- Mancura Etnia Sauvignon Blanc. Vinho chileno fresco e delicioso.

Taças
Além da taça “ISO” (uma taça coringa que serve tanto para branco como para tinto), você pode usar uma taça que tenha o corpo menor, em comparação com as taças para vinho tinto.

 

Foto 7.jpg
Foto 6.jpg
Foto: Divulgação

Vinhos tintos
 

Harmonizam com massas, queijos duros ou molho vermelho. Também são uma boa pedida para acompanhar carnes vermelhas.

Sugestões:
- Brancaia TRE Maremma. Vinho tinto da região da Toscana (Itália), e como ele é desenvolvido há apenas 10 quilômetros de distância do Mar Mediterrâneo é um vinho super fresco.
- Guaspari Vista da Serra Syrah 2017. A vinícola Guaspari fica na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, mais especificamente na cidade Espírito Santo do Pinhal, e produz rótulos deliciosos.

Taças:
- Você pode usar a taça Bordeaux, que é ideal para abrigar vinhos mais encorpados e ricos em tanino. Ou a taça Borgonha, que tem um formato balão (ou seja, com bojo maior do que as Bordeaux) e é ideal para vinhos mais complexos. Além de claro, a taça “ISO”, também usada para vinhos brancos e rosés.

Foto 2.JPG
Foto: Divulgação
Foto 5.jpg
Foto 9.jpg
Foto: Divulgação
Foto 10.jpg
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados