Hommes

A pandemia não acabou! A importância da vacinação para crianças

Infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações afirma que a imunização das crianças contra a Covid-19 “se torna cada vez mais urgente”. 

person human finger

O infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a imunização das crianças contra a Covid-19 “se torna cada vez mais urgente”, especialmente com o avanço da variante Ômicron do coronavírus.

O uso da vacina Coronavac em crianças será discutido em uma reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com entidades médicas. Um pedido para uso dessa vacina em pessoas de 3 a 17 anos já foi negado em agosto.

bottle
Foto: Unsplash
sea ocean nature water outdoors reef sea life animal coral reef
Foto: Unsplash

Sobre a análise, Kfouri explica que o conjunto de dados da vacina Coronavac sobre resposta imune e dados de segurança de monitoramento e eficácia, apresentado pelo Butantan e somado ao pleito feito em agosto, foi considerado insuficiente pela Anvisa. O Butantan ainda está desenvolvendo e concluindo estudos que serão apresentados à Anvisa para nova avaliação e provável aprovação.

injection
Foto: Unsplash

De acordo com o diretor da SBIm, a ampliação da base de vacinados é essencial. Kfouri afirma que o sucesso dos programas de vacinação depende do tripé formado por “base de população vacinada grande, cobertura vacinal elevada, reforço para quem perder a proteção”.

Kfouri aponta que a aprovação da Coronavac para uso em crianças é mais uma alternativa importante a essa parte da população. Contudo, o Ministério da Saúde ainda fará uma consulta pública sobre a vacinação de crianças.

Quanto a possíveis preocupações por parte dos responsáveis, Kfouri tranquiliza: “Esperamos que em breve possamos licenciar [o uso da Coronavac para crianças]. O rigor que tivemos para o licenciamento dessas vacinas para idosos e grávidas é o mesmo que está sendo adotado agora para as crianças”. Também reforça a importância de que esse público seja vacinado: “Quero tranquilizar os pais. Uma vez disponibilizada a vacina, é uma necessidade [vacinar as crianças]”. 

person human finger
Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados