Hommes

Austin Butler faz 33 anos! Veja alguns momentos de sua carreira

Ator estadunidense atingiu o estrelato ao viver Elvis Presley em cinebiografia de sucesso

Foto: Getty Images
Austin Butler | Getty Images

Neste sábado (17.08), um dos rostos mais celebrados da indústria cinematográfica está completando mais um ano de vida. Responsável por estrelar Elvis (2022), cinebiografia do rei do rock dirigida pelo cineasta Baz Luhrmann, Austin Butler possui uma carreira de sucesso que inclui uma indicação ao Oscar na categoria Melhor Ator por sua atuação icônica como Elvis Presley. Para celebrar a data, reunimos alguns momentos da trajetória do ator. Confira!

 

Austin Robert Butler nasceu em 17 de agosto de 1991, na Califórnia, nos Estados Unidos e começou a se aventurar no universo da atuação ainda na adolescência em séries de TV. Ele era figurante e, com o tempo, conseguiu papéis em grandes produções, como Hannah Montana (2006) e iCarly (2007). Anteriormente, o ator viveu o personagem Zippy Brewster em alguns episódios da série Manual de Sobrevivência do Ned (Ned's Declassified School Survival Guide, 2004). No entanto, sua participação não chegou a ser creditada.

Além das produções em que atuava, Austin Butler atuou em títulos como Pequenos Invasores (Aliens in the Attic, 2009), A Casa do Medo (The Intruders, 2015) e Os Mortos Não Morrem (The Dead Don't Die, 2019). Em 2019, esteve ao lado de Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie em Era Uma Vez Em... Hollywood (Once Upon a Time in Hollywood, 2019), longa-metragem dirigido por Quentin Tarantino. No título, Butler deu vida a Tex Watson, um dos membros centrais da seita liderada por Charles Manson.

 

Ao estrelar a série The Carrie’s Diaries (2013), Austin Butler conseguiu bastante destaque. O seriado contava a vida adolescente de Carrie Bradshaw, protagonista da série Sex And The City. Austin viveu o interesse amoroso da jovem.

Em 2014, ele passou por três episódios de Arrow (2012) e, dois anos depois, foi protagonista de The Shannara Chronicles, série encerrada no início de 2018. Austin Butler também se arriscou nos musicais da Broadway. O ator estrelou The Iceman Cometh ao lado do ator veterano Denzel Washington por cerca de três meses nos palcos americanos.

 

Elvis e o estrelato

De todos os filmes do qual fez parte – entre pontas e participações medianas - o papel de Elvis Presley foi o responsável por alçar o ator ao sucesso em Hollywood. Sua atuação no longa-metragem lhe rendeu o prêmio Globo de Ouro na categoria Melhor Ator de Drama em 2023, uma estatueta de Melhor Ator no British Academy Film Awards (BAFTA) e uma nomeação para o Oscar de Melhor Ator. Na ocasião, ele perdeu a estatueta para Brendan Fraser, protagonista de A baleia (The Whale, 2022).

Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration 0:00
Loaded: 0%
Stream Type LIVE
Remaining Time 0:00
 
1x
Advertisement
Elvis (2022)

Retratando a história do rei do rock a partir da visão de Colonel Tom Parker, amigo e empresário de Elvis Presley, a cinebiografia Elvis (2022), dirigida pelo cineasta australiano Baz Luhrmann deu o que falar desde sua estreia em 14 de julho de 2022.

Austin Butler foi ovacionado pelo público e crítica, além da família de Elvis Presley, como Priscilla, ex-esposa do astro do rock. Segundo fontes próximas à matriarca, ela chegou a dizer que o artista foi "guiado espiritualmente" pelo músico durante as filmagens do longa-metragem. Na época, em entrevista ao portal Splash, Austin Butler fez uma declaração sincera sobre o projeto. "Eu não poderia estar mais feliz. De verdade, eu fico falando isso, fico me beliscando porque parece um sonho", disse o ator com sinceridade. "Nenhum outro trabalho nunca significou tanto para mim e eu nunca coloquei tanto da minha alma”, completou ele.

 

O jovem ator também contou sobre como recebeu a notícia de que interpretaria Elvis no cinema. O artista revelou que foi tomado por uma felicidade muito grande, mas também entendeu que deveria se esforçar para interpretar o rei do rock com a qualidade que desejava. "Eu não chorei naquele momento porque foi uma felicidade que, logo em seguida, se transformou em 'tenho que começar a trabalhar’, confessou ele em entrevista ao portal Splash na época.

Para se preparar para estrelar o longa-metragem, Austin Butler fez treinamentos de voz de seis a sete dias por semana. "Quando comecei o processo, queria soar idêntico a ele [Elvis Presley] - esse era o meu objetivo. Se você ouvisse uma gravação minha e uma gravação dele, você não seria capaz de saber a diferença", contou o ator em coletiva de imprensa reportada pelo portal Collider.

 

Depois do sucesso na pele de Elvis, Austin Butler já estrelou outras produções. Entre os títulos está Clube dos Vândalos (The Chicago Outlaws Motorcycle Club, 2023), filme dirigido por Jeff Nichols no qual um motoclube do meio-Oeste americano deixa de ser um ponto de encontro e se transforma em um lugar sinistro que ameaça o modo de vida do grupo em pouco tempo. Em Duna: Parte 2 (Dune: Part Two, 2024), Austin Butler interpretou o antagonista Feyd-Rautha Harkonnen na produção de ficção científica.

 

Backstage

Em 2011, Butler e a atriz Vanessa Hudgens iniciaram um relacionamento aos olhos da mídia. Depois de quase uma década, o casal anunciou que tinham se separado. Antes do episódio, a estrela de High School Musical se pronunciou sobre o ator ter sido escalado para viver Elvis Presley nas telas. Em entrevista ao programa Live with Kelly and Ryan em 2019, Hudgens disse que já tinha percebido que Butler havia "nascido para interpretar o cantor". Ela ainda revelou que, durante uma viagem de carro com o ator, uma música de Elvis começou a tocar no rádio e Butler começou a fazer um dueto com a gravação. Ela disse ter ficado impressionada com a interpretação e disse: "Querido, você precisa viver o Elvis. Eu não sei como, mas precisa".

fashion formal wear suit adult female person woman dress coat face
Austin Butler e Vanessa Hudgens | Getty Images

Mesmo que o relacionamento entre Austin e Vanessa tenha acabado, fontes ligadas ao ex-casal afirmam que o respeito e a amizade se mantêm. O fim da relação aconteceu quando Vanessa estava filmando o longa-metragem A Princesa e a Plebeia: Nova Aventura (The Princess Switch: Switched Again, 2020) nos Estados Unidos, e Austin estava morando na Austrália, devido aos preparativos para estrelar Elvis (2022). Solteiro na época, rumores apontavam que o ator teve um affair com a atriz australiana Olivia DeJonge, que viveu Priscila Presley no filme, e também com Lily-Rose Depp, a filha de Johnny Depp. Em 2021, o ator começou a namorar Kaia Gerber, filha de Cindy Crawford, com quem mantém um relacionamento discreto.

 

Tags

Posts recomendados