Hommes

Detox masculino: tudo sobre alimentação, exercício e tratamentos

Os homens estão cada vez mais buscando fazer o detox masculino com a ajuda da alimentação, exercício e tratamentos corporais

beverage earbuds electronics drinking person alcohol drinking alcohol
Detox masculino | Getty Images

Saúde, beleza e estética são assuntos cada vez mais em alta na roda de conversa dos brasileiros. E, ao contrário do que possa parecer, esse universo também já faz parte da rotina dos homens, que deixaram os tabus de lado e passaram a enxergar a importância do autocuidado.

plate symbol number text food food presentation electrical device switch
Foto: Pexels

Desta forma, uma demanda que tem se destacado é o detox corporal, que nada mais é do que o processo de desinchar o corpo. Recentemente, um estudo identificou que cerca de metade da população do Brasil está tentando diminuir o peso, sendo que 43% dessa parcela é composta por homens. Para atingir esse objetivo, o segredo é investir na tríade: alimentação, exercício e estética. Quer dar esse primeiro passo? Então, confira abaixo as dicas de especialistas de cada uma dessas áreas:

 

Alimentação balanceada não pode faltar

De acordo com Fernanda Lopes, nutricionista do Emagrecentro, referência em emagrecimento e estética, a alimentação é a base de todo o processo para o detox corporal porque é capaz de influenciar diretamente no balanço energético e na composição do corpo. “Neste caso, o balanço energético precisa ser negativo. Ou seja, a relação da quantidade de energia (calorias) consumida deve ser inferior a de energia gasta pelo corpo nas atividades diárias”, diz.

 

Para dar início ao emagrecimento, Fernanda indica evitar alimentos que podem causar inflamação e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. “Aqui, quatro pontos principais precisam ser levados em consideração, sendo o primeiro deles a hidratação. Para os homens, é fundamental consumir diariamente pelo menos 2 litros de água. Refeições pequenas e frequentes também necessitam ser implementadas na rotina. Comer de cinco a seis vezes ajuda a manter o metabolismo ativo e evitar a sensação de fome”, explica a nutricionista.

food food presentation brunch plate
Foto: Pexels

Outro fator importante apontado pela especialista é a priorização de alimentos anti-inflamatórios, como verduras e proteínas magras, além da redução do sódio, que pode ocasionar na retenção de líquidos e trazer o resultado oposto ao objetivo inicial.

  

Pensando nesses pontos, Fernanda indica para o café e lanche da manhã itens como ovos, queijos brancos, iogurte natural, fontes de fibras e gorduras saudáveis (amêndoas, nozes ou castanhas). Já para o almoço, a nutricionista aposta em proteína magra e variedade de vegetais. No lanche da tarde, a proteína e fibras também devem estar presentes. No jantar, uma boa opção é reaproveitar a proteína magra e investir em fibras como vegetais verde-escuros. “Por fim, não deixe de fazer a ceia, optando por uma refeição leve e de baixa caloria. Chás de camomila, erva-cidreira ou hortelã são ótimas alternativas”, pontua a especialista.

 

Exercício físico um aliado

Para Leandro Almeida, educador físico e líder de unidade da Academia Gaviões, movimentar o corpo é imprescindível para o homem com foco no detox. “Elaborada de forma adequada, a atividade física promove o fortalecimento muscular, quebrando e diminuindo as células gordurosas”, revela. O especialista evidencia o cardio e o funcional como grandes aliados nesse processo.

fitness pilates working out adult male man person face skin tattoo
Foto: Unsplash

Na prática, o aeróbico resulta na quebra e na oxidação das células de gordura durante o exercício, atingindo o efeito de desinchar. Já o pós-exercício também se mostra positivo para essa meta. “A intensidade do treino gera reações no corpo. Quando o indivíduo termina os exercícios, o organismo entra em um processo de restabelecer o equilíbrio. A normalização de questões como batimentos cardíacos, frequência respiratória, dentre outros, demanda que o corpo continue trabalhando e consequentemente gaste energia, gerando assim o emagrecimento”, explica Almeida. O educador indica esteira ergométrica ou escada, além de corridas, caminhadas e ciclismo.

 

Por sua vez, o funcional promove a sensação de desinchar por diversas frentes. A primeira delas é o fortalecimento muscular no qual a quantidade de energia e a taxa metabólica basal (TMB) aumentam, o que faz com que o corpo gaste energia para permanecer em equilíbrio. Nesta modalidade, há também a possibilidade de emagrecer pelo treino de intensidade intervalada. “O funcional promove várias intensidades em uma única aula, resultando no gasto calórico”, esclarece o especialista. Para quem se interessa por esse tipo de atividade, Almeida indica o BURP e a corda.

 

Estética para complementar

Para Arlise Sousa Carvalho, esteticista e responsável técnica da Homenz, rede de clínicas especializada em saúde e estética masculina, é importante seguir os pilares de alimentação e atividade física para ter um melhor resultado no tratamento. “O detox corporal estimula a circulação sanguínea e linfática, facilitando a eliminação de toxinas, promovendo uma série de benefícios, como aceleração do metabolismo, redução de medidas, melhora na oxigenação e diminuição de edemas”, comenta a especialista.

head person face adult female woman
Foto: Pexels

Na prática, os resultados observados são a redução de inchaço causado pela retenção de líquidos e promove uma circulação mais eficiente. “Durante o procedimento, utilizamos uma manta detox, esfoliação corporal e aplicação de argila verde, associadas com massagens modeladoras utilizando cremes específicos”, diz Carvalho.

 

Para os homens que desejam otimizar o resultado detox, a especialista sugere associar outras técnicas, como o ultrassom, que contribui para o remodelamento corporal e redução de medidas e a criolipólise, que utiliza o congelamento das células de gordura, provocando um processo inflamatório que leva a morte celular e a redução de gordura. Por fim, a Arlise ressalta que antes de realizar o procedimento, é necessário que o paciente passe por uma avaliação para que seja identificado se há alguma contraindicação. “Os tratamentos detox são contraindicados em pacientes com diabetes não controladas, pacientes oncológicos sem liberação médica, pacientes com marca-passo e hipertensos”, finaliza.

Tags

Posts recomendados