Hommes

Mona Lisa: geóloga desvenda mistério da paisagem do quadro

Será que desta vez o mistério da paisagem de Mona Lisa foi realmente solucionado? Segundo uma geóloga e historiadora, sim!

art painting adult female person woman face head photography portrait
Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre

Mais de 500 anos depois de Leonardo da Vinci ter pintado Mona Lisa, o quadro do século XVI ainda está imerso em muitas dúvidas, teorias e polêmicas. 

Recentemente, a geóloga e historiadora renascentista Ann Pizzorusso revelou em uma conferência na Itália, que acredita ter desvendado o mistério sobre o plano de fundo da obra de arte mais famosa do mundo.

 

A paisagem da pintura é um assunto muito debatido entre os historiadores da arte - assim como outros elementos do quadro - e muito especula-se sobre quais os locais poderiam ter sido inspiração para Da Vinci. Talvez, a resposta tenha chegado. Segundo Pizzorusso, a paisagem pode estar localizada em Lecco, às margens do Lago Como, no norte da Itália. O que faz com que ela acredite nisso? Uma ponte do século XIV e rochas calcárias. 

 

Apesar de empolgante, Ann não é a primeira a acreditar que desvendou esse mistério, isso porque existem muitas paisagens semelhantes na Itália. Ainda assim ela afirma que, das outras vezes, a geologia não estava influenciando na "conclusão do caso": “Quando você olha para a Mona Lisa, você vê esta parte do rio Adda e outro lago atrás dele, que é perfeitamente mostrado sob essas montanhas dente de serra”, disse ela sobre o local. Ela também descobriu que as formações rochosas em Lecco eram calcárias, o que corresponde ao que está representado atrás de Mona Lisa. "Eu considero Da Vinci como o pai da geologia. Uma de suas marcas registradas é a precisão geológica. Você olha para qualquer pintura onde ele tenha colocado pedras ou botânica, e é perfeitamente natural, perfeitamente identificável. Essa é uma de suas marcas registradas", disse a um podcast da BBC.

 

Tags

Posts recomendados