It bags: conheça as mulheres que inspiraram peças icônicas
De Jane Birkin à princesa Diana, conheça as mulheres que inspiraram poderosas it bags
Como as bolsas ganharam destaque na cultura popular, os designers procuraram criar peças que despertassem o maior desejo possível para mulheres de todo o globo. Para inspirar, as marcas de luxo procuraram as atrizes e celebridades para desenvolver um acessório homônimo reconhecível que manifeste tanto o estilo da marca quanto sua musa.
As mulheres icônicas e as bolsas dedicadas a elas criam um diálogo íntimo na moda do que as mulheres querem e do que a designer vê. Da famosa e disputada Birkin da Hermès ao modelo Speedy da Louis Vuitton, te contamos a história de cada mulher por trás do acessório. Confira!
Lady Dior - Christian Dior
Como a queridinha da família real, a princesa Diana era considerada um ícone da moda global antes de sua trágica morte em 1997. Ela mantinha relações estreitas com a comunidade da moda, muitas vezes vista exibindo as peças mais quentes da estação dos maiores estilistas, de John Galliano a Gianni Versace.
A bolsa Lady Dior original foi lançada em 1994 sob a direção criativa de Gianfranco Ferré, que a chamou de bolsa Chouchou ("favorita" em Francês). A bolsa foi apresentada pela primeira vez à princesa em 1995 por Bernadette Chirac, então primeira-dama da França, como símbolo da cultura francesa. Após esse momento, diz-se que ela encomendou a bolsa em todas as cores e foi vista carregando-a com frequência. A marca mudou o nome da bolsa de Chouchou para a bolsa Lady Dior, em homenagem à princesa.
Birkin - Hermès
Conhecida como o santo graal das bolsas, a bolsa Birkin da Hermès é considerada o auge do artesanato e do luxo, com uma lista de espera pesada e um preço exorbitantes.
A bolsa Birkin nasceu em um vôo de Paris para Londres em 1983, quando a atriz francesa Jane Birkin derrubou o conteúdo de sua bolsa de palha em Jean-Louis Dumas, CEO da Hermès, sentado ao lado dela. Ela explicou a Dumas o quão difícil era encontrar uma ótima bolsa de mão para os fins de semana que coubesse tudo. Dumas criou o Birkin, nomeando-o para a atriz, um ano depois e assim nasceu uma bolsa icônica.
Speedy - Louis Vuitton
Em 1930, a marca francesa Louis Vuitton introduziu a bolsa de “Keepall”, projetada como bagagem para a elite dos viajantes. Depois que o Keepall se tornou um grande sucesso para a Louis Vuitton, a marca introduziu uma interpretação semelhante da bolsa, chamada Speedy.
Enquanto a bolsa original era oferecida apenas com 30 cm de largura, a atriz Audrey Hepburn solicitou que a empresa inventasse uma versão menor para que ela pudesse carregá-la diariamente. Vuitton ouviu e criou o atemporal Speedy 25.
Kelly - Hermès
O protótipo original da bolsa Kelly foi criado em 1892, chamado Haut à courroies por suas alças altas. A Haut à courroies inspirou formas futuras na coleção de bolsas da marca, incluindo a bolsa Birkin e a bolsa Kelly.
Grace Kelly recebeu a bolsa em forma de trapézio para usar no filme To Catch a Thief, de Alfred Hitchcock. Kelly se apaixonou instantaneamente pela bolsa e meses depois, em 1956, ela foi vista usando-a enquanto protegia sua barriga de grávida dos paparazzi. A imagem se tornou viral, pois Kelly era vista como incrivelmente glamourosa e conhecida como ícone da moda. A bolsa ficou conhecida a partir daquele momento como a bolsa Kelly e foi renomeada oficialmente em 1977.
Jackie Bag - Gucci
Embora esta clássica bolsa da Gucci tenha sido criada originalmente na década de 1950, a reivindicação de fama da bolsa disparou quando Jackie Kennedy usou a bolsa. Na mesma época, o logotipo da GG era aplicado à lona e usado para bolsas, malas, artigos de couro e outras peças de roupa.