Mercado do luxo é foco de novo curso da FAAP
Novas dinâmicas, desafios e soluções para o mercado de luxo. Seguindo uma tendência global, a FAAP acaba de anunciar seu novo curso. A partir de setembro, a faculdade abre uma capacitação inédita no Brasil: o programa Lifestyle Brands Management, em parceria com a Mindway Business School, da Espanha.
Com duração de 20 semanas, programa será desenvolvido em três módulos, sendo um deles na capital espanhola. Será composto por imersões online, dois módulos no campus de São Paulo da FAAP e um módulo na Mindway Business School, em Madri, totalizando 120 horas.
Ele é voltado a empreendedores e executivos que desejam entender o setor de lifestyle e desenvolver modelos de negócios de sucesso e escalável. O curso será realizado de 14 de setembro deste ano a 31 de janeiro de 2020.
O CEO da Mindway, Francisco López Navarrete esteve no Brasil para o lançamento do curso e contou um pouco como o design faz parte da estratégia das marcas de consumo, principalmente nos segmentos premium e luxo, a fim de gerar experiência em torno do cliente e definir sua proposta de valor com base no estilo de vida.
“Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas estão cientes da relevância da marca como parte da vantagem competitiva. Por conta disso, testemunhamos como algumas indústrias estão mudando suas estratégias de produto e comunicação a serviço da experiência do consumidor. Com o mercado de lifestyle não poderia ser diferente. Design, tecnologia e experiência de marca são as melhores ferramentas para criar e capturar valor em um período de constante mudança”, destaca Navarrete.
O mercado de lifestyle é um setor muito amplo, que tende a crescer ainda mais. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar registrou crescimento de 9,7% no terceiro trimestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foi o terceiro melhor desempenho em franquias, segundo o estudo.
Para Alessandra Andrade, coordenadora do curso e também responsável pelo FAAP Business Hub, área de empreendedorismo da instituição, o profissional que deseja entrar ou crescer nesse mercado precisa entender que assim como os outros segmentos, tem suas especificidades.
“É preciso criar uma diferenciação para alcançar consumidores, criar um valor intangível, ter um posicionamento de marca e saber atender as necessidades de grupos específicos, para ter uma vantagem competitiva”, explica Alessandra Andrade.