Ana Hickmann: "Envelhecer faz parte do processo, não tenho medo"
A apresentadora Ana Hickmann fala em entrevista exclusiva para a L'Officiel Brasil sobre carreira e vida empresarial e familiar
Ana Hickmann é multifacetada. Apresentadora do Programa Hoje em dia, na Record, empresária, fashionista - acaba de lançar a coleção Fenix de joias folheada Rommanel - e ainda administra com maestria sua casa em Itu, interior de São Paulo, onde vive com o filho, Alexandre Junior, de 9 anos, seus quatro cachorros, e seu marido o empresário Alexandre Corrêa.
De energia contagiante, voz calma, e dona de uma beleza esfuziante, Ana, começou a carreira como modelo na década de 1990, chegando a passarelas de Paris e Milão e desfilando para as marcas mais famosas do mundo. Na época, morou na Europa e nos Estados Unidos. Já de volta ao Brasil, foi contratada pela Record, em 2004. É casada desde 1998 com Alexandre Corrêa, pai de seu único filho, Alexandre Jr, nascido em 2014.
Em conversa exclusiva com a L'Officiel Brasil, Ana fala da carreira de apresentadora, de empreendedora, além de compartilhar suas habilidades como dona de casa presente, e a felicidade de viver ao lado do marido e do filho. Confira!
L'OFFICIEL: Você está lançando a coleção Fênix, da Rommanel. Como é a sua participação no processo de criação e lançamento das peças?
Ana Hickmann: Desde o princípio todas as nossas coleções sempre são construídas, montadas, criadas a quatro mãos. Tudo começa com a pesquisa da minha equipe interna junto comigo para poder determinar cartela de cores e tendências que a gente quer explorar e junto nós temos um time maravilhoso dentro da própria Rommanel, que também nos auxilia principalmente quando o assunto é alta joalheria que é onde a gente busca as nossas referências também. Então sempre funciona dessa forma, eu dou o começo da história, depois a gente junta com a pesquisa interna da própria Rommanel e aí sim nós começamos a desenhar juntos cada uma das peças.
L'OFFICIEL: Você é muito ligada em acessórios? Você acha que eles podem transformar um look?
Ana Hickmann: Eu desde os meus quinze anos de idade sempre respirei moda, sempre fui uma grande admiradora, consumidora e hoje já há muitos anos sou criadora também. E ver um acessório bem elaborado, bem construído é incrível porque realmente ele tem o poder de trazer mais luz e um brilho todo especial para qualquer produção e eu não estou falando só de momentos de Black Tie, de grandes festas, falo do dia a dia, quando a gente sai para o trabalho, quando a gente acorda de manhã vai fazer o skincare e já coloca um solitário para dar um ponto de luz no rosto da gente. Quando a gente vai buscar o filho na escola, quando saímos com as amigas, enfim, para todos os momentos.
L'OFFICIEL: Ao passar dos anos, quais foram as mudanças que a maturidade te deu na profissão e na vida pessoal? Você tem medo de envelhecer?
Ana Hickmann: Envelhecer faz parte do processo, não tenho medo. Toda minha trajetória me levou onde estou hoje e não mudaria nada.
L'OFFICIEL: Voce tem 15, 2 milhões de seguidores no Instagram. A que você atribui esse sucesso?
Ana Hickmann: Ter mais de 15 milhões de seguidores no Instagram, quer dizer que são mais de 30 milhões de pessoas, que a gente toca diretamente com todas as nossas redes incluindo TikTok, Facebook, YouTube e as outras plataformas que já venho trabalhando. Tenho uma relação muito verdadeira com todas as pessoas nas redes sociais junto com isso veio uma grande responsabilidade. Até porque a gente tem nas redes um meio de comunicação muito forte. Sabemos sabe que atualmente a gente influência de todas as formas com coisas positivas ou negativas, e sempre quis poder somar na vida das pessoas, sempre trazer algo positivo, algo de bom. Por isso, que a palavra família para mim significa tanto, porque a gente cultiva isso dentro da nossa casa e dali eu levo isso pra dentro da minha empresa, pra dentro de todas as empresas que me relaciono ou com o licenciamento ou com ou com qualquer outra área que eu venha atuar, inclusive na televisão. É uma responsabilidade grande, porque a gente tem que ter total noção do que a gente está publicando com frases, com fotos, com vídeos, com intenções aquilo que a gente quer contar para as pessoas e de novo ser o máximo de verdadeiro possível.
Acho que a verdade é a melhor coisa na vida, porque quem conta a verdade não tem que ter medo de esconder qualquer coisa. Eu sempre fui assim, sempre fui um livro aberto para todos, nunca escondi nada e passo isso em todas as coisas que eu faço. Então esse número de pessoas junto comigo todos os dias é uma coisa muito bacana e lógico, são essas pessoas que me ajudam a alimentar tudo aquilo que eu faço no off-line também.
L'OFFICIEL: Como lida com os haters?
Ana Hickmann: É preciso serenidade para lidar com situações ruins, mas não podemos nos abalar. Confio no meu trabalho e na minha equipe, então sei que sempre terão algumas pessoas que vão falar mal, mas não me abalo e sigo em frente de cabeça erguida.
L'OFFICIEL: Nesse ano você radicalizou no visual e adotou um visual ruivo. O que te fez mudar?
Ana Hickmann: A mudança de visual foi algo que já fica estava dentro do meu coração há muito tempo. Muita gente falou "nossa você nunca mudou de cabelo assim". Achei engraçada essa reação das pessoas, porque já mudei muitas vezes, porém minhas mudanças aconteceram na época de modelo, quando morei fora do Brasil onde não existia rede social, só eram vistas através de revistas internacionais e revistas nacionais. O alcance que a gente tinha era bem diferente. Nessa época como modelo já foi ruiva. Tive cabelos moreno, tive cabelos curtos, já tive cabelo curto, fui castanha, loira platinada, loira mel, já tive todas as tonalidades de loiro, só raspei. Quando fui para a televisão, as minhas mudanças de beleza foram bem menores por motivos a princípio comerciais, mas também de momento da minha vida como mulher e como pessoa que estava construindo uma nova história, e criando uma imagem. Mas nunca consegui me desligar exatamente da minha essência e do começo da minha história que foi a moda e a beleza existente dentro de mim. E depois de algum tempo comecei a pensar, refletir, estudar e avaliar bastante isso. Essa vontade foi crescendo cada vez mais.
L'OFFICIEL: Você é consolidada como apresentadora e está há desde 2005 a frente do "Hoje em Dia". Quais foram os maiores desafios e novos projetos que estão por vir?
Ana Hickmann: Trabalho desde os 15 anos de idade. Em 2004 entrei na televisão como colunista e como repórter primeiro do programa “Tudo a Ver” e depois no mesmo ano de 2004 foi para o “Domingo Espetacular” e em 2005 começou a minha história como apresentadora pelo “Hoje em Dia”. Experimentei outros programas, mas ao mesmo tempo que estou na televisão, tinha outros negócios acontecendo, e existia a minha vida como modelo. Depois a família aumentou além de empresária, esposa e apresentadora também sou mãe e eu falo que a minha família vem primeira é o meu pilar de tudo. Quando mais jovem fazia muitas coisas, hoje também, porém tenho uma agenda extremamente regrada, onde eu consigo dar conta de todos os meus compromissos comerciais de trabalho, ao mesmo tempo, e consigo ter tempo de qualidade com o meu filho e com minha família. Isso eu faço questão.
L'OFFICIEL: O que você faz para manter o corpo e a mente sã?
Ana Hickmann: Acho que uma das missões mais difíceis para um ser humano é conseguir nos dias de hoje ter corpo e mente sã. Quando a gente fala isso, não é apenas com relação a balança e ter um corpo legal, mas manter a saúde física e também a saúde mental, que é o tão difícil nos dias de atuais. Isso porque a gente tem tantas influências desde o mundo digital, ao nosso dia a dia, a questão da gente ser mulher, então a gente se cobra muito de diferentes coisas ao stress, e tudo isso de uns de uns anos para cá uma das coisas que parei totalmente de fazer, é sofrer por antecipação. Vivo o dia, não penso na agenda da semana ou do mês, antigamente ficava desesperada para saber como é que eu daria conta de tudo e sofria por antecipação. Hoje olho o que eu tenho que fazer naquele dia, se eu conseguir fazer com que um determinado trabalho para poder render para outras coisas, faço, porque vai me dar mais tempo livre depois. Eu aprendi a otimizar o tempo, não sofrer por antecedência, ao mesmo tempo preservar momentos de lazer porque precisamos descansar e quando a gente falar de lazer é fazer aquilo que gostamos.
L'OFFICIEL: Você é casada com o Alexandre há 25 anos. Quais os segredos para manter um relacionamento tão duradouro?
Ana Hickmann: Somos muito unidos e com o passar dos anos nos tornamos mais parceiros, acredito que o segredo seja muito amor, parceria e sempre buscar estar fazendo programas juntos para não deixar cair na rotina.
L'OFFICIEL: Seu filho, Alesinho tem 9 anos. Hoje, muitas mães estão mais abertas a dividirem experiências reais sobre a maternidade. Como você vê esse movimento?
Ana Hickmann: A internet aproximou muito as pessoas e esse movimento de compartilhar experiência é algo que se tornou comum e importante porque as vezes a gente se sente culpada por não conseguir estar presente o tempo todo e ter outra pessoa que esteja passando pela mesma situação te ajuda a enfrentar essa realidade e ver que não se está sozinha. Como sou um livro aberto, gosto dessa conexão e histórias compartilhadas.
L'OFFICIEL: Ana fale uma curiosidade sua, que as pessoas nem imaginam sobre você?
Ana Hickmann: Nossa fala alguma curiosidade sobre mim que ninguém saiba? As pessoas ainda hoje surpreendem com muita coisa que mostro porque na verdade mostro tudo. Se não for através das minhas redes sociais, é no canal do YouTube. Como já falei sou um livro aberto, então ainda hoje algumas pessoas se surpreendem com situações que mostro do meu dia dentro do YouTube, com coisas que eu faço na minha casa, com a minha família, com o meu jardim, com coisas muito simples na verdade, mas que primeiro preservo da minha infância e da minha família que são as minhas raízes. Nunca me desliguei disso e depois muita gente dúvida que sou dona de casa como tantas outras. Apesar de estar fora o tempo todo de casa boa parte do meu tempo fora, cuido da minha casa como se eu estivesse presente ali todos os dias, 24 horas, e isso vai desde compras da casa, o que a gente vamos ter no cardápio, até o que a gente tem que fazer de manutenção. Acredito eu não tenho nenhuma curiosidade que ninguém saiba. Se um dia tiver, juro que eu conto.