Anya Taylor-Joy: a ascensão da atriz no Festival de Cannes
Anya Taylor-Joy está roubando todos os holofotes no Festival de Cannes
Anya Taylor-Joy está vivendo o grande momento da carreira. Aos 28 anos, a atriz deve ser um dos principais nomes do Festival de Cannes 2024. Estrelando o aguardado "Furiosa: Uma Saga Mad Max", o longa dirigido por George Millr foi lançado durante o Festival e causou uma boa impressão, com seis minutos de aplausos.
Além disso, desde que desembarcou na cidade francesa, a atriz tem causado euforia nos fãs e cinéfilos. Ela chegou a ser rodeada por um grupo ao aparecer com um vestido laranja longo, com apenas uma alça da marca Atlein, além de um chapéu oversized Jacquemus.
Mas até a ascensão no maior festival de cinema do mundo, Anya Taylor-Joy passou por muitos projetos. Vamos fazer um passeio pela carreira da atriz até o Festival de Cannes?
Um pouco da vida pessoal e carreira
Anya nasceu em Miami, nos Estados Unidos, mas morou em Buenos Aires, Argentina, por muitos anos. A família se mudou para o país quando ela ainda era um bebê, o que a fez aprender a falar espanhol fluentemente.
Aos seis anos, a família dela foi para a Inglaterra. Lá, a atriz viveu a adolescência e chegou a ficar dois anos sem falar inglês porque queria voltar para a Argentina. Mas, ao ver que não ia funcionar, ela resolveu se alfabetizar em outro idioma.
Foi aos 16 anos que ela começou a carreira. Primeiro, como modelo. Mas logo em seguida, se jogou no cinema. O primeiro papel de Anya Taylor-Joy foi em "Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras", mas a cena dela acabou cortada da versão final.
Já a primeira audição da carreira foi para interpretar a jovem Malévola, cujo personagem foi interpretado na fase adulta por Angelina Jolie. No entanto, essa também foi a primeira experiência da atriz com a rejeição, já que não foi aprovada para o papel.
Reconhecimento em 'O Gambito da Rainha'
Apesar de ter alcançado sucesso em outros filmes como "A Bruxa", "Fragmentado" e também séries como "Peaky Blinders" e "The Miniaturist", Anya caiu nas graças do público com o sucesso "O Gambito da Rainha", minisérie da Netflix lançada em outubro de 2020.
A série é considerado um dos maiores sucessos da plataforma de streaming, e quebrou recordes como uma das mais assistidas da história da Netflix. Já Anya, alcançou voos mais altos com o reconhecimento.
Graças ao trabalho, ela foi indicada ao Emmy Awards em 2021 na categoria de "Melhor Atriz em Menissérie, Série Antológica ou Telefilme".
Logo após o sucesso de "O Gambito da Rainha", Anya entrou o thriller "Last Night in Soho", de Edgar Wright e "The Menu", ambos bem recebidos pela críticas.
Festival de Cannes
Agora, Anya chega fortalecida ao Festival de Cannes como uma atriz promissora em Hollywood, além de uma das mais "queridinhas" da geração Z. Nesta quarta (15), a atriz passou pelo tapete vermelho do evento com um vestido da Dior que deu a ela uma auréa dos tempos de ouro da sétima arte. Nos próximos dias, a atriz ainda deve aparecer algumas vezes, o que nos dará um termomêtro maior sobre a popularidade da estrela.