Wellness

Banhos energizantes e terapêuticos promovem o bem-estar!

Banhos energizantes e terapêuticos fazem parte da história da humanidade. Eles levam os adeptos a invocarem renovação, proteção e paz que suavizam um cotidiano cada dia mais estressante e acelerado.

clothing apparel person human skin back swimwear bikini outdoors
Cult Gaia Primavera 2022 RTW

Explorando as rotas mais populares do interior da Inglaterra em busca de um bom ponto para "day trip", em um dia morno de verão britânico, um nome curioso surge entre uma parada e outra: Bath. Bastou ler duas pequenas frases sobre a cidade do Condado de Somerset para comprar o ticket do trem e partir entusiasmada para conhecer esse roteiro histórico e de bem-estar. São menos de duas horas de viagem do centro de Londres até lá. Suas fontes termais, famosas por propriedades curativas e relaxantes, encantaram celtas e o Império Romano, que por ali construiu pontos para banhos. Alguns existem até hoje, tantos outros são apenas ruínas que formam um museu a céu aberto. Tais estruturas movimentam a cidade e têm tamanha importância que chegam a batizá-la. 

As imersões em água podem costurar diversos passeios turísticos ao redor do globo, de fato. Os Onsen, no Japão, são banhos termais de uso coletivo, muitas vezes sem roupa e com diversas restrições para pessoas tatuadas (por causa da má reputação das inks por lá). Eles integram o roteiro de quem quer conhecer a cultura do relaxamento oriental que usa a natureza como fonte de renovação. Na longínqua Rotorua, na Nova Zelândia, por causa da atividade geotérmica abundante, dá para aproveitar banhos em águas naturalmente quentes em spas e até mesmo em uma praia, que fica na Baía de Te Rãtã. Além de ser muito agradável, por causa da temperatura, é uma forma, para as culturas locais, de se conectar com energias poderosas e revitalizantes da Mãe Terra. Migrando do Hemisfério Norte ou da Oceania para o calor de nossas terras tropicais, o brasileiro tem um verdadeiro fascínio por banhos cheios de significados. É um costume que acompanha o desenvolvimento da nossa sociedade e que está longe de cair em desuso como um métado para curar, acalmar e energizar. Eles surgem do cruzamento de conhecimentos ancestrais, dos povos originários, com rituais de fé africanos e tantas vezes são indicados por benzedeiras, saídos da cultura caipira, ainda tão pouco catalogada formalmente. É muito comum, em cidades pequenas, haver uma mulher idosa que mistura ervas medicinais e outros elementos naturais para promover banhos que limpam energias negativas e acalmam o pensamento daquela comunidade. Em tempos de crescente estresse, oferecer águas de fé retoma um lugar cativo na agenda de quem acredita e quer mais energia, ou descarregar emoções que estão pesando na mente e no corpo.

Reset

Um banho muito popular no Brasil, principalmente durante a passagem de ano, é o de sal grosso. O que nem todas as pessoas sabem é que ele limpa o que é ruim e o que é bom, segundo quem segue a cartilha holística de rituais como esse. "Por isso, é sempre importante tomar outro banho por cima dele. Além disso, o sal grosso é indicado sempre do pescoço para baixo. Tenha em mente que você precisa ter intenção ao fazer um banho, pois a energia trabalha na intenção" diz Pri Nascimento, terapeuta holística. 

Pri, inclusive, indica uma prática para quem quer fazer a chamada "limpeza profunda": "Esse banho limpa profundamente nosso campo energético. É um reset. Para fazê-lo, coloque três punhadinhos de sal grosso em um litro de água (pode ser a do chuveiro mesmo). Jogue o líquido do pescoço para baixo pedindo que limpe as energias negativas e os maus pensamentos e sentimentos. Peça também que elimine as energias que possam estar desequilibrando seu campo energético. Sempre vale uma oração. Após esse banho, é importante tomar um outro", explica. A segunda etapa pode envolver um banho de vitalidade e alegria. "Ele serve para dar uma levantada em nosso astral. Use alguns raminhos de alecrim (de 3 a 7) em um litro de água já fervente. Abafe a mistura até que ela fique morna e você possa jogá-la do pescoço para baixo. Ao tomá-lo, peça por alegria, disposição, simplicidade e pelo prazer de ver a beleza no dia a dia", diz.

Do pescoço pra baixo

Mas qual seria o motivo para não jogar os banhos de purificação sobre a cabeça? "A cabeça é uma área do corpo, energeticamente, muito potente. É a nossa conexão com a campo da espiritualidade. Os banhos mexem com a nossa consciência e nem todo mundo está preparado para isso. É importante ter cuidado para fazer os banhos que envolvam essa parte do corpo. Os do tipo energético não são jogados na cabeça, por exemplo. Já os terapêuticos precisam de uma avaliação específica, pois depende muito de cada ingrediente, de cada erva", diz Fabrícia Nogueira, massoterapeuta e terapeuta holística do Grupo Fasano. 

Apesar de serem apresentados como escalda-pés ou banhos em banheiras, nos spas, os banhos terapéuticos podem ser feitos facilmente no chuveiro. "Podemos prepará-los em um bowl. Primeiro separamos as ervas, maceramos e deixamos de molho por um tempo. Depois fazemos a coagem e a colocamos em água quente, para chegar a uma temperatura morna, bem agradável. Primeiro tomamos o nosso banho habitual (para higienizar) e, posteriormente, jogamos o liquido com uma caneca, do pescoço para baixo, em sentido horário: costas, lado direito, frente e lado esquerdo, que é o sentido da circulação de nossa energia", explica Fabrícia. A receita da especialista para energizar é colocar para ferver alguns cravos-da-índia e canela em pau em um litro de água. Macere também um ramo de manjericão e deixe a mistura descansar por uma hora. Coe, acrescente água quente e uma colher de água de rosas. "Além de ser energizante, ele é afrodisíaco, porém não é indicado para gestantes, lactantes e crianças", comenta.

Grande Hotel São Pedro/Foto: Divulgação

Direto ao ponto

Já para quem quer pular o preparo e ir direto para o ritual, existem as ótimas opções de spas, aqui no Brasil e pelo mundo, e para os mais diversos gostos. No Cairo, Egito, o banho turco do Four Seasons Hotel Cairo at The First Residence é feito em um ambiente todo revestido de mármore aquecido e dura uma hora. Nele, banho de vapor, massagem corporal com espuma, esfoliação e periodos de descompressão em águas aromatizadas com sândalo, frutas cítricas e café garantem bem-estar. Em Leicester Square, Londres, as águas que acalmam podem ser apreciadas em uma piscina privativa da área wellness do The Retreat - The Londoner. Entre um mergulho e outro, é possível agendar também terapias com led, para acalmar a pele e os músculos, nos programas chamados de Poolside Experiences. Já no hotel que é considerado segunda casa para muitas celebridades de Hollywood, o Bel-Air, a experiência do banho terapêutico pode ser aproveitada por casais em um ambiente que, além da banheira, conta com pátio privativo e uma cachoeira. No Fasano Boa Vista, com seus relaxantes escalda-pés com especiarias, tem ainda a opção para uma estimulante ducha escocesa, com água fazendo uma leve pressão em todo o corpo. No interior de São Paulo, no tradicional Health Club do Grande Hotel São Pedro, o banho sulfuroso é o mais procurado. Suas águas trazem paz e tem também propriedades medicinais. As indicações vão desde o relaxamento muscular até a hidratação da pele e melhora de quadros de dermatites e dores nas articulações.

As águas estão mais presentes do que nunca em nossa nécessaire:

• Set para Banhos, SOWING + THEODORA HOME para quem busca calma, purificação e equilíbrio. 

• Mist Hidratante Aqua Rose, NIVEA: spray com água de rosas orgânica, para hidratar e refrescar a pele. 

• Bruma de Beleza Hidra Young, KISS NEW YORK: cosmético com água de rosas, aloe vera, vitamina C e esqualano, para manter a pele hidratada, com efeito calmante.

• Bruma Restauradora Energizante, QUINTAL: água restauradora com compostos prebióticos e probióticos.

• Core Mist, CARE NATURAL BEAUTY: bruma hidratante com ativos 100% naturais, para revitalizar, hidratar e tonificar a pele. 

• Bruma Tonificante, BIOSSANCE: água de beleza para hidratar e equilibrar a pele.

• Agua Prebiótica para o corpo, NATURA TODO DIA: mist para hidratar e melhorar a barreira natural da pele.

• Hyaluage Acqua, DERMAGE: bruma hidratante de rápida absorção com ácido hialurónico.

• Bruma Faciol Protetora, QUEM DISSE BERENICE: mist vegano e sem parabenos para reforçar a barreira natural da pele.

Tags

Posts recomendados