Portugal torna ilegal mandar mensagem fora do horário de trabalho
Agora os chefes e empresas em Portugal só podem contatar seus funcionários durante o expediente
Você já passou pela situação de estar em um momento de lazer, logo após o trabalho, e receber uma mensagem do seu chefe e quebrar o clima? Pois Portugal acaba de anunciar uma medida para acabar de vez com esse tipo de problema que virou tão recorrente em nosso cotidiano.
O país quer buscar um equilíbrio maior entre a vida profissional e familiar, criando um ambiente saudável para seus cidadãos. Com uma nova lei trabalhista aprovada por lá, torna-se ilegal um chefe ou empresa contar seus funcionários fora do expediente. A novidade é uma resposta ao burnout que assolou Portugal desde que a pandemia causada pelo COVID-19 mudou a maneira como, quando e onde trabalhamos.
Com os profissionais em casa e o contato apenas por celular ou computador, acabou ficando muito difícil traçar certos limites. Agora, os empregadores podem enfrentar penalidades caso o contato seja considerado excessivo, além de que as companhias terão que ajudar a pagar as despesas do trabalho remoto, como contas de internet e luz.
Além disso, funcionários que possuem crianças pequenas têm também o direito de continuar a trabalhar de casa, mesmo com o retorno aos escritórios, até o filho completar oito anos.