Saúde: que tal uma vida mais saudável?
A velhice não é algo que acontece do dia pra noite, é a soma de toda uma vida. Prevenir e empurrar para ainda mais longe algumas doenças com a prevenção é um luxo acessível. Segundos dados do IBGE, em 2060, o número de brasileiros com quase 70 anos vai quadriplicar, mas atenção: uma alta expectativa de vida nem sempre vem acompanhada de qualidade!
Confira abaixo sete itens para focar neste novo ano e algumas dicas de bem estar:
CORAÇÃO: O sódio é o principal vilão para doenças cardiovasculares. É bom evitar alimentos enlatados, embutidos, molhos e temperos prontos. O consumo de potássio ajuda no controle da pressão arterial. Em 100 gramas de beterraba, cenoura, espinafre, melão, banana, encontram-se mais de 300mg de potássio. Vale a pena incluir na dieta!
COLESTEROL: O excesso da carne bovina pode ser um ponto negativo para quem precisa cuidar do colesterol ruim. Vale optar por cortes menos gordurosos, peixes e frango. Deve-se evitar também muitos produtos a base de leites. O ômega 3 é um maravilhoso auxiliar para um bom colesterol e está presente em peixes de águas frias, linhaça, nozes e brócolis.
AÇÚCAR: Tão viciante quanto droga, pode causar sérios danos ao nosso organismo e trazer o pesadelo da diabete. O interessante é investir em alimentos ricos em fibras, que dentre vários benefícios ajudam na saciedade e adotar o adoçante em receitas, sucos e cafés. Sobretudo, deixar refrigerantes, balas, comidas com excessos de carboidrato e doces para momentos mais casuais.
OSSOS: O cálcio presente na carne vermelha, leites, banana, brócolis, sardinhas, semente de gergelim e espinafre é super fundamental paro o organismo. Ele ajuda na prevenção da osteoporose, bastante comum em mulheres. E cuidado e atenção redobrada ao excesso de álcool, cafeína e tabagismo, esses vilões podem atrapalhar a absorção desse nutriente tão importante.
MALHAÇÃO: Já estamos cansados de saber que a atividade física tem uma lista enorme de benefícios, como a redução significativa e prevenção de várias doenças. Feita com acompanhamento profissional e dentro de limites para cada tipo de corpo, proporcionam uma vida prolongada e com mais qualidade.
CÉREBRO: Uma pesquisa indicou que a associação regular de dieta equilibrada e atividades físicas podem possibilitar o aumento do fluxo sanguíneo, elevar os níveis de moléculas que estimulam a formação de novas células cerebrais e criarem novas conexões entre neurônios. Trazendo ótimos benefícios e menores riscos de doenças como o Alzheimer.
ALMA: É muito importante procurar desobstruir nossa alma de pensamentos sabotadores. O bem-estar vai muito além da alimentação e atividade física, também está incluso numa rotina saudável o pensar positivo e ter seu momento de canalizar bons fluídos para seguir na vida. Afinal, precisamos dedicar alguns momentos para relembrar que nada é tão importante quanto nossa saúde e amor próprio. Ter um momento de paz dentro do cotidiano é fundamental. Seja meditação, pintura, corrida, aula de canto.... Diminuir o stress diário trás benefícios comprovados. Como a prevenção e auxilio no tratamento de doenças, como ansiedade, pânico, pressão alta, depressão, insônia... Lembrando que essas atitudes somam e não substituem tratamentos médicos!