Musas francesas dos anos 60: o que elas nos ensinam sobre beleza?
Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Birkin são os rostos mais conhecidos do mundo e referências de beleza até hoje
No início deste mês, o universo da moda e da beleza se despediu da cantora e compositora francesa Françoise Hardy, uma das artistas mais famosas dos anos da década de 1960 e que se tornou a musa de vários designers, como o espanhol Paco Rabanne e o francês Nicolas Ghesquière.
Com esse espírito de despedida, resgatamos alguns looks de beleza da musa francesa, além de Brigitte Bardot e Jane Birkin, outras artistas icônicas cuja beleza se tornou referência até os dias de hoje. Confira!
Françoise Hardy
Adepta do estilo Boho Chic, tendência de peças fluídas com detalhes artesanais de forte influência dos movimentos populares da década de 1970, a cantora sempre aparecia em produções marcantes do estilo em vários momentos da carreira. Entre as peças de modelagem ampla e luxuosas, bem características da época, a beleza simples e atemporal também se destacava.
Françoise deixou sua assinatura no universo da maquiagem com delineador e beleza discreta aliada aos acessórios na cabeça, como boinas e viseiras. Nos penteados, entre as mudanças de comprimento do cabelo que adotou durante a carreira, a franja foi a sua marca registrada. No início da década de 1960, as mechas soltas e inclinadas sob o rosto traziam despojamento e modernidade.
Brigitte Bardot
Marcando uma era do cinema, o glamour da atriz francesa também foi marcado pelo penteado volumoso e preso. O maxi-coque, por vezes desalinhado propositalmente, foi usado em vários momentos de sua trajetória.
Construindo imagens icônicas na indústria do entretenimento, a atriz também foi adepta da beleza natural. Os olhos foram inesquecivelmente marcados por delineador, assim como a elegância de penteados que valorizaram o rosto. Até hoje, o penteado é inspiração de looks e aparições de celebridades nos tapetes vermelhos.
Jane Birkin
Musa de vários cliques de fotógrafos dos anos da década de 1960, Jane Birkin também foi uma precursora da beleza natural e estilo notadamente marcantes. Assim como Françoise Hardy, exibir o rosto aparentemente sem maquiagem foi – e continua sendo – uma tendência forte para os looks de beleza.
De origem inglesa e radicada na França, Jane Birkin exibiu um estilo gaulês com cabelo liso e natural, além da maquiagem levemente marcada por rímel e franja reta sob o rosto delicado. Adepta de looks com peças simples, a cool girl sem esforço continua sendo referência para boa parte das famosas que optam pela simplicidade para construir um visual moderno e atemporal.