Beleza

Musas francesas dos anos 60: o que elas nos ensinam sobre beleza?

Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Birkin são os rostos mais conhecidos do mundo e referências de beleza até hoje

head person face photography portrait adult female woman
Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Birkin | Foto: Reprodução/Instagram @vergnanostyle

No início deste mês, o universo da moda e da beleza se despediu da cantora e compositora francesa Françoise Hardy, uma das artistas mais famosas dos anos da década de 1960 e que se tornou a musa de vários designers, como o espanhol Paco Rabanne e o francês Nicolas Ghesquière.

Com esse espírito de despedida, resgatamos alguns looks de beleza da musa francesa, além de Brigitte Bardot e Jane Birkin, outras artistas icônicas cuja beleza se tornou referência até os dias de hoje. Confira!

Françoise Hardy

female girl person teen blonde hair face head
Françoise Hardy | Foto: Reprodução/ Instagram @vergnanostyle

Adepta do estilo Boho Chic, tendência de peças fluídas com detalhes artesanais de forte influência dos movimentos populares da década de 1970, a cantora sempre aparecia em produções marcantes do estilo em vários momentos da carreira. Entre as peças de modelagem ampla e luxuosas, bem características da época, a beleza simples e atemporal também se destacava.

 

Françoise deixou sua assinatura no universo da maquiagem com delineador e beleza discreta aliada aos acessórios na cabeça, como boinas e viseiras. Nos penteados, entre as mudanças de comprimento do cabelo que adotou durante a carreira, a franja foi a sua marca registrada. No início da década de 1960, as mechas soltas e inclinadas sob o rosto traziam despojamento e modernidade.

 

Brigitte Bardot

blonde hair person adult female woman face head
Brigitte Bardot | Foto: Reprodução/ Instagram @vintageic0ns_

Marcando uma era do cinema, o glamour da atriz francesa também foi marcado pelo penteado volumoso e preso. O maxi-coque, por vezes desalinhado propositalmente, foi usado em vários momentos de sua trajetória.

Construindo imagens icônicas na indústria do entretenimento, a atriz também foi adepta da beleza natural. Os olhos foram inesquecivelmente marcados por delineador, assim como a elegância de penteados que valorizaram o rosto. Até hoje, o penteado é inspiração de looks e aparições de celebridades nos tapetes vermelhos.

 
 

Jane Birkin

blonde hair person brown hair head face photography portrait
Jane Birkin | Foto: Reprodução/ Instagram @cra.ndallbrooks1953

Musa de vários cliques de fotógrafos dos anos da década de 1960, Jane Birkin também foi uma precursora da beleza natural e estilo notadamente marcantes. Assim como Françoise Hardy, exibir o rosto aparentemente sem maquiagem foi – e continua sendo – uma tendência forte para os looks de beleza.

De origem inglesa e radicada na França, Jane Birkin exibiu um estilo gaulês com cabelo liso e natural, além da maquiagem levemente marcada por rímel e franja reta sob o rosto delicado. Adepta de looks com peças simples, a cool girl sem esforço continua sendo referência para boa parte das famosas que optam pela simplicidade para construir um visual moderno e atemporal.

 
 

Tags

Posts recomendados