Cultura

Gabrielle Chanel: por que a estilista recebeu o apelido de Coco?

Gabrielle Chanel não mudou somente a vida de muitas mulheres através da revolução que ela proporcionou na moda, como transformou totalmente a sua própria

Gabrielle Chanel-Coco
Gabrielle Chanel-Coco

Gabrielle Chanel, uma das estilistas mais famosas do mundo, foi pioneira nos estilos minimalista e casual, além de ajudar a libertar as mulheres dos espartilhos ao desenhar peças mais modernas e mais sutis. Gabrielle, que ficou mais conhecida por seu apelido, “Coco”, continua a ser extremamente relevante ainda nos dias hoje, mesmo após 50 anos do seu falecimento, principalmente por ter tornado popular o jeito mais simples, porém elegante de se vestir: o uso de calças pelas mulheres e o famoso “pretinho básico” são algumas das influências de Coco que perdura até os dias atuais. A sua marca estendeu-se para bolsas, perfumes, maquiagem e até mesmo joias, produtos que continuam fazendo muito sucesso.

Gabrielle Chanel-Coco
Foto: Getty Images

Gabrielle não mudou somente a vida de muitas mulheres através da revolução que ela proporcionou na moda, como transformou totalmente a sua própria, pois Coco Chanel não teve uma vida fácil e tranquila: filha de uma lavadeira e de um vendedor ambulante de roupas, Gabrielle acabou sendo colocada em um orfanato juntamente com a sua irmã aos 12 anos de idade. Por ser uma instituição rigorosa, Gabrielle tinha uma rotina muito rígida, mas foi no orfanato que ela aprendeu a costurar, a habilidade mais importante para o seu futuro.

Gabrielle deixou o orfanato e se mudou para um pensionato para meninas católicas em Moulins, uma região da França. Para conseguir se manter financeiramente, a futura estilista passou a trabalhar como empregada doméstica e cantora em cabarés, onde ficou famosa por cantar a canção “Qui qu’a vu Coco?”, sendo essa a origem para o seu apelido de “Coco”, que também quer dizer “querida” em francês, tornando-se não somente o seu próprio nome como também da sua marca futuramente.

Gabrielle Chanel-Coco
Foto: Getty Images

Foi no cabaré que Coco também conheceu pessoas importantes para o seu futuro na moda: entre elas estava Etienne Balsan, que lhe ajudou a vender chapéus em um apartamento emprestado. Anos mais tarde, Coco abre um ateliê e rapidamente começa a ganhar a fama de estilista, notoriedade que nunca mais parou de crescer.

Gabrielle “Coco” Chanel faleceu aos 87 anos de idade em 1971, sendo 2021 o ano em que sua morte completa meio século. Além disso, um dos seus produtos mais ilustres, o perfume “Chanel N° 5”, comemora um século de criação também em 2021.

Gabrielle Chanel-Coco
Foto: Divulgação
Gabrielle Chanel-Coco
Foto: Divulgação
Gabrielle Chanel-Coco
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados