Arquiteto Ruy Ohtake morre aos 83 anos, conheça seu trabalho
O talentoso arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado, 27.11, em decorrência a um câncer de medula. Conheça seus trabalhos
Neste sábado, 27, o mundo da arquitetura perde um talento inegável. Ruy Ohtake, responsável por obras marcantes como Hotel Unique e o Parque Ecológico do Tietê, morreu em decorrência da mielodisplasia, um câncer de medula, aos 83 anos. O arquiteto faleceu em seu flat, em São Paulo.
Ruy era filho da artista Tomie Ohtake, e foi responsável pela arquitetura do instituto que leva o nome de sua mãe, localizado na Avenida Brigadeiro, em Pinheiros, São Paulo. Em uma nota no Instagram, o instituto revelou: "Com sua dedicação inabalável em fortalecer a inventividade e vivacidade da arquitetura e das cidades brasileiras, Ruy Ohtake deixa um legado indelével”.
De acordo com a nota, por conta da pandemia da COVID-19, o velório será restrito apenas para família e amigos.
Ruy foi responsável por obras impressionantes, muitas situadas em São Paulo. Além dos projetos já citados, ele foi o nome por trás de obras como o Hotel Renaissance, Edifício Maison de Mouette, do Conjunto habitacional Heliópolis e do Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí.
No exterior, seu legado se faz presente em Tóquio, capital do Japão, onde Ruy assina a arquitetura da embaixada brasileira. Ohtake recebeu os prêmios “Colar de Ouro - IAB”, em 2007, e “Carlos Millan - IAB em 1971”.
Hotel Unique
Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí
Embaixada do Brasil em Tóquio