Lucas Brederodi fala sobre fusão do luxo com a moda circular
Lucas Brederodi comenta sobre a criação de seu estilo autêntico, que une peças de grife com itens de brechó.
Lucas Brederodi emergiu como uma figura de destaque ao mesclar peças brechós com itens novos de grife, um movimento importante é que tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente aqueles que buscam por um estilo único e com personalidade. A ideia de criar novas abordagens high-low entre o vintage e o luxo está alinhada com os princípios da sustentabilidade e da moda circular. Em uma entrevista à L’Officiel, Lucas Brederodi compartilhou sua perspectiva sobre esse estilo.
O mercado de peças de luxo vintage tem ganhado destaque, com muitas celebridades interessadas em moda "second hand". Em 2020, a atriz Fiorella Mattheis lançou a Gringa, um e-commerce que oferece roupas e acessórios de grifes. A empresária Marina Morena também adentrou o mundo da moda circular com sua plataforma Shop & Share, que permite o aluguel de peças icônicas utilizadas por personalidades como Sabrina Sato, Anitta e Jade Picon.
“A combinação de peças de brechó com luxo cria um estilo autêntico e consciente. É um visual que tem história e durabilidade”, conta Lucas, que realizou um editorial inspirado na sua visão criativa, trazendo fusões que desmistificam a compra em brechós e redefinem o conceito de moda sem demonizar o mercado de luxo.
Qual dica você dá na hora de garimpar peças legais em brechós?
O nosso maior aliado tem que ser o tempo. Não adianta chegar em um brechó às pressas achando que vai encontrar tudo rápido. Experimente tudo e tenha paciência que sempre tem algo interessante te esperando!
Mesmo durante semanas de moda internacionais você reserva um tempinho para conhecer os brechós gringos também?
Os brechós são sempre minha prioridade. Quanto mais antiga a cidade é, mais ela tem a oferecer. O bom desses brechós no estrangeiro, é que tem muitas marcas locais que eu provavelmente nunca teria acesso se tivesse no Brasil. E eu, como amante de moda, não quero ficar de fora!
Você tem algum truque na hora de combinar peças vintage com peças de contemporâneas?
O meu truque é deixar minha autenticidade falar por si e não pensar muito. Acredito que com a bomba de informações que vivemos hoje em dia, é muito comum a mistura de peças e composições. Não existe uma receita de bolo pra seguir, o importante é sempre respeitar sua identidade pessoal.
Unindo roupas de segunda mão com peças e acessórios de luxo traz um conceito singular e autêntico para cada um e ainda promove a sustentabilidade. É sobre reduzir o consumo, por meio de peças com alta durabilidade, e reutilizar, por meio de peças de brechó. Cada item conta uma história e adotar essa prática é celebrar a originalidade enquanto faz uma escolha ecologicamente consciente. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo por conta do modelo acelerado de produção, consumo e descarte. Através da moda circular, é possível diminuir o impacto socioambiental e expandir nosso olhar sobre combinações
Fotógrafo: Gabriel Marques @antropofagia
Assistente de Foto: Pedro Sari, Daniel de Queiroz
Pós-produção: Marcio Moraes @studiomarciomoraes
Stylist: Thiago Biagi @thiagobiagi
Beleza: Eduardo de Castro @edu333
Produção: HeartBit @heartbit
Studio: Zoid Studio @zoidestudio