Marcas de moda: conheça as mais valiosas e influentes do mundo
Gucci e Louis Vuitton estão no topo da categoria de moda das marcas de luxo mais valiosas do mundo, de acordo com o relatório anual da Brand Finance. As casas de moda ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, depois da Porsche, que foi considerada a marca de luxo mais valiosa do mundo.
A lista anual da consultoria de avaliação de marcas classifica as empresas com base no valor geral da marca, bem como em seu poder de influenciar as escolhas dos consumidores, com base em critérios que incluem investimentos em marketing, familiaridade, lealdade, satisfação da equipe e reputação corporativa.
Outras casas de moda bem classificadas na lista incluem Cartier em terceiro, Chanel em quarto e Hermès em quinto. Rolex, Dior e Coach também figuraram entre os 10 primeiros.
Apesar de essas marcas terem um bom desempenho em relação aos concorrentes, a perspectiva ainda é previsivelmente desoladora após um ano incrivelmente difícil globalmente como resultado da pandemia Covid-19. A Brand Finance prevê que as 50 marcas de luxo mais valiosas perderão cerca de US $ 20 bilhões em valor de marca em 2020.
A consultoria acrescentou que as marcas de moda e automóveis foram as mais impactadas negativamente, com os negócios de beleza e cosméticos (ou ramos desses negócios) se saindo melhor - já que na Ásia o consumo por produtos de skincare está crescendo como nunca. Isso pode ser visto com Givenchy, que se tornou o rótulo de crescimento mais rápido no índice, saltando 11 posições, na maioria das festas devido ao seu forte desempenho em sua divisão de maquiagem e sua fragrância L'Interdit.